Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3226
Título: Nível de conhecimento em primeiros socorros dos profissionais de educação física da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Candeias do Jamari / Rondônia
Autor(es): Batista, Carlos Henrique da Silva
Palavras-chave: Primeiros socorros
Profissional de educação física
Conhecimento
Data do documento: 2019
Citação: BATISTA, C. H. da. S. Nível de conhecimento em primeiros socorros dos profissionais de educação física da rede municipal e estadual de ensino da cidade de Candeias do Jamari / Rondônia. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: Os primeiros socorros na escola visam os procedimentos a serem tomados em quaisquer situações de emergência que requeiram cuidados com a integridade física do aluno e o não agravamento de lesão, controle dos sinais vitais, estabilização, imobilização e transporte. Inúmeros são os incidentes que poderão ocorrer no ambiente escolar, principalmente nas aulas de Educação Física, momento em que se realizam atividades de muita movimentação e contado físico. As intervenções em primeiros socorros variam desde um simples desmaio até uma Parada Cardiorrespiratória que pode conduzir ao óbito. Este trabalho tem como objetivo avaliar o nível de conhecimento em primeiros socorros dos Profissionais de Educação Física (PEF) da Rede Municipal e Estadual de Ensino da cidade de Candeias do Jamari / Rondônia. A metodologia utilizada foi um estudo de caso descritivo por meio da utilização de um questionário com 8 profissionais de Educação Física que atuam em Escolas da cidade de Candeias do Jamari. Os resultados demonstram que apesar da formação profissional que permite o acesso aos conteúdos de primeiros socorros, os PEF pesquisados se consideraram bons (50%) e regulares (50%) em conhecimentos de primeiros socorros, sendo que 75% informaram que trabalham os primeiros socorros na rotina da sala de aula com seus alunos e 100% deles garantem que possuem conhecimentos técnicos suficientes para intervir em alguma emergência escolar. Verificou-se que estes PEF se esforçam mutuamente para o aprimoramento dos seus conhecimentos em primeiros socorros, apresentando um nível bom de conhecimento nesta área, permitindo uma análise da rotina escolar em situações de emergência e possibilitando uma melhor contextualização teórica e prática dos conteúdos vivenciados na formação acadêmica de Educação Física.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Mário Roberto Venere.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3226
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FINAL_para_Capa_Dura.pdf786,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.