Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3239
Title: Natação e sua relação com o comportamento dos alunos na visão dos pais e responsáveis
Authors: Souza, Marcos Henrique Reis de
Keywords: Natação
Crianças
Adolescentes
Issue Date: 2019
Citation: SOUZA, M. H. R. de. Natação e sua relação com o comportamento dos alunos na visão dos pais e responsáveis. 2019. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Abstract: Atualmente, a natação é considerada um dos esportes mais completos e úteis quando falamos no desenvolvimento do corpo humano. É indicada para todas as faixas etárias, pois trabalha o desenvolvimento motor e cognitivo, sistema respiratório, vascular e muscular, também é usado como terapia para diversos problemas sociais e psicológicos, além de ser um dos esportes mais seguros, pois a pratica dentro da água diminui o risco de lesões. O presente estudo teve como objetivo investigar se a pratica da natação traz mudanças no comportamento de crianças e adolescentes na percepção dos pais. A pesquisa teve um caráter descritivo de abordagem qualitativa, foi realizada com 44 participantes de 2 a 14 anos de idade, já praticantes da escola de natação Aqua Sports Center, no qual foi aplicado um questionário aberto para os pais ou responsáveis visando analisar se a prática da natação possibilita alguma mudança no comportamento dos participantes. Os resultados encontrados apontam que, crianças e adolescentes praticantes de natação demonstraram melhoras significativas nos níveis de socialização, atenção, concentração e agressividade e também apresentaram outros benefícios para a saúde dos alunos, como melhora no desenvolvimento físico, desenvolvimento do sistema respiratório e melhora da imunidade. Também foi encontrado que a procura pela pratica da natação está ligada a uma motivos de segurança dos alunos em ambientes aquáticos e a diminuição do tempo ocioso das crianças e adolescentes. Assim, a hipótese do presente estudo estava correta, no qual acreditávamos que ocorreriam mudanças positivas no comportamento dos alunos, após o início da pratica de natação. Concluímos que, de uma forma geral, a pratica da natação traz não só benefícios para o desenvolvimento físico das crianças e adolescentes, mas também para o desenvolvimento psicológico e comportamental como: melhora na socialização, concentração e disposição, características que são muito importantes para o desenvolvimento escolar e também para o seu dia a dia em geral, melhorando, assim, a qualidade de vida dos praticantes.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Silvia Teixeira de Pinho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3239
Appears in Collections:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Marcos_TCC_.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.