Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3240
Título: Relação da atividade física com estresse e com sofrimento psíquico em agentes penitenciários no município de Porto Velho - Rondônia
Autor(es): Martins, Madson Belém
Palavras-chave: Agente penitenciário
Estresse
Sofrimento psíquico
Data do documento: 2019
Citação: MARTINS, M. B. Relação da atividade física com estresse e com sofrimento psíquico em agentes penitenciários no município de Porto Velho - Rondônia. 2019. 48 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2019.
Resumo: O trabalho dos agentes penitenciários é altamente estressante, pois dentre suas atribuições, tem que ficar atentos a possíveis rebeliões, a tentativas de fugas e de agressões. Além disso, o recebimento de ameaças de morte dentro e fora das unidades prisionais é uma constante; e que muitas vezes estende- se aos familiares. O objetivo do trabalho é investigar a relação entre o nível de atividade física com sofrimento psíquico e com o nível de estresse de agentes penitenciários que trabalham em um presídio estadual no município de Porto Velho/RO. Metodologia: é um estudo descritivo de caráter quantitativo. A amostra foi constituída de 64 agentes penitenciários lotados em um presídio estadual no município de Porto Velho/RO. Os instrumentos utilizados foram: o Questionário Internacional de Atividade Física, versão curta (IPAQ) – para medir o nível de atividade física; o Self Report Questionnaire (SQR-20) – para medir o sofrimento psíquico; e o inventário de sintomas de estresse para adultos de LIPP (ISSL) - na avaliação do nível de estresse. Os resultados encontrados foram os seguintes: em relação ao nível de atividade física, 25% dos agentes são sedentários - 25% estão no nível de irregularmente ativos - 30% ativos e 20% muito ativos; com relação ao estresse, 58% estavam sem estresse e 42% foram diagnosticados com estresse - sendo que desses 42%, 7% estavam na fase de exaustão, 11% na fase de quase exaustão, 78% na fase de resistência e 4% na fase de alerta; a prevalência em relação ao sofrimento psíquico foi de 25%. Quando se analisou a relação entre as variáveis estudadas, verificou-se uma associação entre a atividade física e sofrimento psíquico - P≤ 0,001 e rho= - 0,41. A pesquisa aponta uma prevalência negativa em relação às variáveis estudadas, entretanto, houve uma associação positiva entre a prática de atividade física com o sofrimento psíquico. Dessa forma, o incentivo a prática de atividade física, pode ser um instrumento positivo para a saúde mental desta população. Aliado a esta questão, um processo de educação em saúde sistematizado, pode melhorar a qualidade de vida dos profissionais do sistema penitenciário do estado de Rondônia.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Me. Luis Gonzaga de Oliveira Gonçalves.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3240
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_MADSON_BELEM_MARTINS.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.