Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3247
Título: Memória e identidades haitianas em discursos de mulheres reterritorializadas em Porto Velho/RO
Autor(es): Paula, Elisângela de Lima Eurico de
Palavras-chave: Mulher haitiana
Memória
Identidade
Data do documento: 2018
Citação: PAULA, Elisângela de Lima Eurico de. Memória e identidades haitianas em discursos de mulheres reterritorializadas em Porto Velho/RO 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta dissertação é resultado de uma pesquisa iniciada em 2017 no âmbito do projeto ―Migração Internacional na Amazônia brasileira: linguagem e inserção social de Haitianos em Porto Velho‖ e tem como objetivo analisar elementos da memória e da identidade haitiana por meio dos discursos de mulheres haitianas. Especificamente buscamos: a) levantar aspectos da cultura do Haiti; b) verificar quais os elementos de pertencimento ao Haiti que essas mulheres têm; c) verificar elementos identitários nas lembranças sobre o Haiti nos discursos dessas mulheres. Os principais referenciais que fundamentaram nossa pesquisa foram os estudos sobre memória, identidade e pertencimento e estudos sobre a imigração haitiana. Os estudos norteadores que mais contribuíram para nosso trabalho sobre memória são os escritos de Pollak (1992) e Magalhães (2005). Sobre identidade e pertencimento, trabalharemos com as contribuições de Hall (2014), Bauman (2005) e Amaral (2012). A respeito da imigração haitiana, as contribuições de Cotinguiba (2014), Samora (2015) e Handerson (2015) foram essenciais para a nossa base de consultas. Nossa investigação se realizou por meio de uma pesquisa de campo, com observação participativa, tendo como locus a cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia. A pesquisa demonstra aspectos conclusivos quando aponta que as haitianas em contato com a cultura brasileira estão interagindo com as práticas sociais locais, com as tradições linguísticas da cidade, hibridizando suas identidades com a sociedade e também intercambiando estruturas produtivas entre o lugar reterritorializado e o pertencido.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. PhD Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3247
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dissertação_elisangela.PDF1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.