Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3252
Title: Sobrevivência e mortalidade de micro e pequenas empresas no estado de Rondônia
Authors: Sanders, Thais Geovana da Silva
Oliveira, Vanusa Andrade de
Keywords: Sobrevivência
Mortalidade
Segmento de negócio
Issue Date: 2021
Citation: SANDERS, Thais Geovana da Silva; OLIVEIRA, Vanusa Andrade de. Sobrevivência e mortalidade de micro e pequenas empresas no estado de Rondônia. 2021. 31 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Abstract: No Brasil a literatura referente a análise da sobrevivência das empresas ainda é incipiente, considerando que os estudos centram-se nos últimos cinco anos. O presente trabalho teve como objetivo identificar a taxa de sobrevivência das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) no Estado de Rondônia, durante os exercícios de 2009 a 2019, a partir do levantamento das informações cadastrais das micro e pequenas empresas rondonienses, incluindo dados de criação e extinção; da verificação do objeto social e o segmento de negócio das empresas pesquisadas; e do cálculo da taxa de sobrevivência das empresas ano a ano durante o período estudado. O impacto social e econômico propagado pelas MPE’s no país foi a motivação para esse estudo. A metodologia usada neste trabalho foi da abordagem quali-quantitativa; quanto aos seus objetivos a pesquisa possui natureza exploratória e descritiva, considerando que as informações foram obtidas por meio do portal eletrônico da Receita Federal do Brasil, fontes essas que ainda não receberam organização ou tratamento analítico; e a pesquisa é do tipo expost facto. Os resultados apontaram como períodos mais otimistas os exercícios de 2009 a 2013, com a taxa de sobrevivência prevalecendo às de mortalidade. Já o período mais pessimista identificado foi entre os exercícios de 2016 a 2019, com a taxa de mortalidade prevalecendo às de sobrevivência. Verificou-se ainda que o segmento de menor impacto, relativo à taxa de mortalidade, foi de indústria das empresas de pequeno porte. Por fim foi apresentado as percepções dos dados frente aos aspectos econômicos gerados pelas Usinas Hidrelétricas Santo Antônio e Jirau.
Description: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Prof.ª Dra. Cíntia Rosina Flores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3252
Appears in Collections:Ciências Contábeis (TCC's)



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.