Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3253
Título: Estudo exploratório sobre os impactos causados pelo sped na percepção dos profissionais contábeis da região central de Porto Velho - RO
Autor(es): Pequeno, Alexander Alves da Silva
Costa, Jefferson Ian Bessa
Palavras-chave: Sped
Percepção
Profissionais contábeis
Data do documento: 2021
Citação: PEQUENO, Alexandre Alves da Silva; COSTA, Jefferson Ian Bessa. Estudo exploratório sobre os impactos causados pelo sped na percepção dos profissionais contábeis da região central de Porto Velho - RO. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) foi criado para melhorar o controle por parte do FISCO e facilitar o cumprimento das obrigações fiscais, estimulando o repasse das informações por parte das empresas. Além disso, o projeto do SPED tem como objetivo facilitar o acesso, por parte dos contribuintes, às informações e obrigações fiscais. Dessa forma, analisou-se a percepção atual dos profissionais de contabilidade frente aos impactos que sucederam em todos esses anos de implementação e utilização. A pesquisa caracterizou se como descritiva exploratória, de natureza predominantemente qualitativa e a metodologia utilizada foi a bibliográfica. Foi elaborado e aplicado um questionário como instrumento para o levantamento de dados, tomando como foco um conjunto de perguntas que permitiu identificar a percepção dos profissionais da área diante das mudanças introduzidas com a implementação do SPED. O estudo realizado instituiu-se pela análise da amostra de 17 profissionais que atuam em escritórios de contabilidade localizados na região central da cidade de Porto Velho, no Estado de Rondônia. Dentre as principais mudanças avaliadas pelos profissionais entrevistados se destacou: rapidez no acesso; detalhamento e segurança das informações. Um dos principais problemas encontrados na implementação do SPED segundo os profissionais foi: ausência de capacitação adequada dos colaboradores e equipe de tecnologia da informação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Esp. Wanderley de Oliveira Sousa Júnior.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3253
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento_0617418_Estudo_Exploratorio_Sobre_Os_Impactos_Causados_Pelo_SPED_Na_Percepcao_Dos.pdf888,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.