Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3259
Título: As organizações do terceiro setor no Brasil: frente às normas de contabilidade
Autor(es): Santiago, André Soares
Palavras-chave: Terceiro setor
Demonstrações contábeis
ITG 2002
Data do documento: 2021
Citação: SANTIAGO, André Soares. As organizações do terceiro setor no Brasil: frente às normas de contabilidade. 2021. 23 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Trata-se de artigo científico cuja temática é a organização do terceiro setor no Brasil e as normas contábeis que as regem. Compreendendo o terceiro setor, às organizações sem fins lucrativos, em que os recursos são oriundos da própria atividade, além de doações, subvenções e financiamentos, públicos ou privados, sendo a aplicação de tais valores integralmente destinados à manutenção do objetivo a qual foi instituída, de acordo com o estatuto. O superávit ao final de cada exercício não deve ser distribuído aos associados/membros, mas, sim, reinvestido nas suas atividades-fim, no país. Este trabalho tem como objetivo analisar as organizações do terceiro setor no Brasil: frente às normas de contabilidade ITG 2002. O trabalho tem como justificativa a discussão da organização das entidades do terceiro setor frente às normas brasileiras de contabilidade e sua aplicação a estas entidades. Foram investigadas dez entidades com maior e menor patrimônio através de revisão bibliográfica de caráter descritivo e exploratório dos balanços das empresas, sendo possível concluir que a maioria das entidades cumprem a ITG/2002 na sua totalidade ou em partes.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Josmar Almeida Flores.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3259
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Documento_0620797_TCC_PARA_ENTREGA.pdf204,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.