Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3261
Título: Trabalhadores por conta própria e os fatores de permanência na economia informal
Autor(es): Souza, Jayne Paes de
Horn, Melissa Nogueira
Palavras-chave: Economia Informal
Trabalhador por conta própria
Autoemprego
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Jayne Paes de; HORN, Melissa Nogueira. Trabalhadores por conta própria e os fatores de permanência na economia informal. 2021. 29 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Contábeis, Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Considerando-se que o trabalho por conta própria, somado à informalidade, tem sido uma oportunidade para os trabalhadores que enfrentam a escassez de oportunidades e a competitividade do mercado de trabalho, o presente artigo buscou responder o seguinte questionamento: qual a propulsão da existência/permanência dos trabalhadores por conta própria na economia informal? O objetivo geral do estudo consistiu em diagnosticar globalmente os fatores de permanência dos trabalhadores por conta própria na informalidade. Para tanto, esta pesquisa descreveu: a evolução do conceito de trabalhador por conta própria; os fatores que levam à inserção desses trabalhadores na economia informal; e os fatores de permanência dos trabalhadores por conta própria na informalidade. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, quanto aos seus objetivos, e bibliográfica, com relação aos procedimentos utilizados. A coleta dos dados ocorreu por meio da Biblioteca Digital do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Verificou-se que a propulsão da existência/permanência dos trabalhadores por conta própria na economia informal se dá por fatores heterogêneos que variam desde a própria subsistência dos indivíduos até a ausência de tempo e interesse em formalizar o próprio negócio.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Contábeis (DACCONT), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Me. Gilberto Aparecido dos Santos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3261
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis (TCC's)



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.