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Título: O clichê como expressão linguística da temporalidade nas redações do vestibular 2016 do UniSL – Centro Universitário São Lucas
Autor(es): Conceição, Marivanda Gonçalves da
Palavras-chave: Enunciação
Texto
Temporalidade
Data do documento: 2018
Citação: CONCEIÇÃO, Marivanda Gonçalves da. O clichê como expressão linguística da temporalidade nas redações do vestibular 2016 do UniSL – Centro Universitário São Lucas. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: Esta pesquisa analisou o uso do clichê como expressão linguística da temporalidade em redações do concurso vestibular, do UniSL – Centro Universitário São Lucas, ano 2016, na cidade de Porto Velho – RO, no intuito de analisar os contextos de produção, assim como o uso e funcionamento dos clichês temporais na produção de redações, buscando as situações que levam o candidato a usar as expressões de temporalidade. Adotando uma pesquisa com uma abordagem de coleta e análise de dados, este estudo contou com 250 redações, específicas do tema: “a busca pelo corpo perfeito”, contendo marcadores de temporalidade. Depois de recortadas as ocorrências de expressões de temporalidade no corpus, os dados foram analisados à luz da teoria sobre sistema temporal do português, ou seja, a Teoria do Texto ou Linguística Textual e a Teoria da Enunciação, que serviram de alicerce para este estudo. O objetivo desta pesquisa é identificar o uso de expressões temporais no plano textual e detectar e explicar casos em que a expressão temporal contribui para a textualidade, de acordo com os contextos de produção que envolvem os candidatos do concurso vestibular, contribuindo com a prática pedagógica de quem trabalha com produção escrita, pois conhecendo as circunstâncias do uso das expressões temporais, melhor será a forma de agir perante elas. O clichê foi associado a um acontecimento e cada circunstância possui seu jogo de palavras que acaba caracterizando a linguagem e migra para a produção textual, e assim enriquece a linguagem e ganha uma nova existência que, retirado do contexto anterior se torna vivo pela repetição.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dra. Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3269
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

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