Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3275
Título: Metodologia de identificação e combate a perdas comerciais em uma distribuidora de energia elétrica
Autor(es): Souza, Vitor Zambon de
Palavras-chave: Perdas comerciais
Perdas de energia
Recuperação de energia
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Vitor Zambon de. Metodologia de identificação e combate a perdas comerciais em uma distribuidora de energia elétrica. 2021. 61 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Elétrica, Departamento Acadêmico de Engenharia Elétrica, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2021.
Resumo: Nos últimos anos a preocupação com as perdas não-técnicas, também conhecidas como perdas comerciais, vem aumentado e tornando-se um desafio predominante para empresas de distribuição de energia elétrica. Essas perdas estão associadas as ligações ilegais, desvios de energia e defeitos nos equipamentos de medição, causando grandes prejuízos para as distribuidoras e atrasos no desenvolvimento do sistema elétrico de potência. Com isso, as empresas vem investindo cada vez mais em tecnologias e metodologias para facilitar na identificação e combate as perdas. Sendo assim, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar uma metodologia que possa ser utilizada para a identificação de unidades consumidoras com possíveis irregularidades que impactam nas perdas comerciais. O método proposto utiliza softwares para auxiliar na seleção dos clientes em determinada região e ferramentas com base na estatística descritiva para definir o perfil de consumo de clientes normais e irregulares. A metodologia apresentada obteve resultados satisfatórios, principalmente na recuperação de receita para a distribuidora, tornando o processo de inspeção mais eficaz, apesar do impacto socioeconômico da região.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Elétrica (DEE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientadora: Prof.ª Dra. Mauren Pomalis Coelho da Silva.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3275
Aparece nas coleções:Engenharia Elétrica (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_FINAL_Vitor_Zambon.pdf4,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.