Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3283
Título: Ideologias nos discursos de alunos sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”
Autor(es): Costa, Terezinha Andrade da
Palavras-chave: Análise de Discurso
Patriarcalismo
Feminismo
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, Terezinha Andrade da. Ideologias nos discursos de alunos sobre "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. 2018. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2018.
Resumo: O objeto desta dissertação constitui-se na análise dos discursos de alunos com nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM na edição de 2015, que apresentou aos alunos o tema: “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. A problemática gerou a seguinte questão norteadora: Através da análise das ideologias presentes nas redações do ENEM, podemos verificar como a mulher foi constituída na relação de efeitos e sentidos de seu papel na sociedade? O objetivo geral foi analisar as ideologias presentes nos discursos dos alunos, relacionando as formações discursivas que apontavam para regularidades e dispersões. Especificamente, buscamos: investigar os discursos sobre o patriarcalismo e o feminismo e verificar as estratégias discursivas utilizadas que estabelecem relações com o papel da mulher na sociedade. Caracterizamos este estudo como sendo do tipo qualitativo e, como método de análise, utilizamos a Análise do Discurso de linha francesa. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e o corpus constitui-se de dez redações (desempenho máximo) do Exame Nacional do Ensino Médio/2015. Os principais referenciais que fundamentaram a pesquisa foram os estudos sobre o papel que a mulher representa na sociedade: Lipovetsky (2000) e Michelli Perrot (2007). Análise do Discurso: Pêcheux (1969), Foucault (2008) e Bakhtin (1995). A conclusão mais definitiva que tiramos das análises foi que os pretendentes ao ingresso no ensino superior, apontaram, em suas regularidades discursivas, para uma cultura de valorização do sexo masculino na sociedade atual. Além disso, percebemos a ausência de credibilidade na justiça e no poder público diante da resolução da violência contra as mulheres. Dispersivamente, ainda pudemos notar a credibilidade no terceiro setor e na mídia para auxiliar a sanar o problema da violência feminina, críticas aos discursos misóginos e estratégias discursivas que demonstram, via escolhas linguísticas, uma certa singularidade do sujeito que, apesar das condições de produção do discurso, emergem pelas escolhas feitas no “como” demonstrar sua posição ideológica.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Nair Ferreira Gurgel do Amaral; Coorientador: Prof. Me. Tiago José Freitas Batista.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3283
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO-FINAL_TEREZINHA.pdf3,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.