Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3298
Título: Cena musical beradera: em busca de uma identidade cultural
Autor(es): Santana Júnior, Eduardo Augusto Melo de
Palavras-chave: Cena musical
Identidade
Beradero
Data do documento: 2019
Citação: SANTANA JÚNIOR, Eduardo Augusto Melo de. Cena musical beradera: em busca de uma identidade cultura. 2019. 175 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação Mestrado em História e Estudos Culturais (PPGHISEC). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019.
Resumo: Este trabalho investiga a cena musical beradera e a busca de uma identidade cultural para a cidade de Porto Velho através da exploração de temas amazônicos em torno da cultura ribeirinha, utilizando de sentidos polissêmicos, o termo beradero. O objetivo é entender como um movimento cultural de caráter musical se propôs a construir uma identidade cultural em Porto Velho, e analisar como as políticas culturais em nível nacional contribuíram na tentativa de forjar uma identidade regional a partir de políticas públicas que visavam amenizar os efeitos da indústria cultural baseada no agronegócio. A cena musical beradera nasceu em Porto Velho no início do século XXI, ela é um fenômeno que revela as características do deslocamento do sujeito pós-moderno, afetado pelas transformações da modernidade; estas, responsáveis pelo descentramento do sujeito e pelas crises identitárias da sociedade global. Este estudo propõe uma análise sobre a trajetória histórica dos fenômenos culturais de Porto Velho expressados na cultura underground, e na chamada música popular amazônica. A pesquisa também faz uma reflexão sobre a produção cultural de Nazaré, a capital cultural do Baixo Madeira, num contraponto com o fenômeno urbano do beradismo, beradagem e outros de conteúdo oriundo das classes médias urbanas de uma capital amazônica. Em Nazaré, a cultura ribeirinha se apresenta de forma quase natural em seu habitat; além disso é de lá que vem esse manancial simbólico que alimenta e inspira a cena musical beradera de características tipicamente urbanas. Nesse sentido, estabelecemos um diálogo entre a História e os Estudos Culturais, a partir das leituras feitas por João de Jesus de Paes Loureiro (2001), Muniz Sodré (2015), Stuart Hall (2014; 2016) e Antônio Domingues Teixeira e Dante Ribeiro da Fonseca (1998), entre outros. Acreditamos que este assunto tem forte potencial para desdobrar-se em outras pesquisas, logo, não ambicionamos esgotá-lo. Propomos apenas principiar uma discussão, e também convidar outros pesquisadores a discutir e refletir sobre as questões aqui abordadas, tanto para aprofundá-las quanto confrontá-las.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em História e Estudos Culturais (PPGHISEC), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em História em Estudos Culturais. Orientador: Prof. Dr. Valdir Aparecido de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3298
Aparece nas coleções:Mestrado em História e Estudos Culturais (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cena Musical Beradera - EDUARDO 24.03.2021.pdf2,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.