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dc.contributor.authorRamos, Michelle Damas-
dc.date.accessioned2021-07-14T15:30:47Z-
dc.date.available2021-07-14T15:30:47Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationRamos, Michelle Damas. A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/RO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3301-
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Prof.ª Drª Isaura Isabel Conte.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho aborda a temática Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná. A questão em foco, procura entender como acontece o processo de ensino-aprendizagem utilizando instrumentos de mediação tecnológica e outros recursos não presenciais na EJA em Ji-Paraná/RO e tem objetivo saber quais os desafios e as dificuldades apresentadas na prática docente, durante as aulas remotas, mediante o contexto de isolamento causado pela Covid-19. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo sendo necessário inicialmente fazer um levantamento dos trabalhos relacionados a modalidade da EJA no estado de Rondônia, a fim de conhecer as temáticas desenvolvidas e os dados referentes às buscas. Em sequência, foram realizados entrevistas com quatro docentes de duas escolas no município, para compreender como se dá o processo ensino-aprendizagem do estudante da EJA, durante a pandemia. Para delinear o contexto político, social e histórico em que a EJA se insere, apoiamo-nos nas contribuições de Romão e Gadotti (2007), Di Pierro e Haddad (1994 e 2015) e no próprio Parecer CNE 11/2000. Após o delineamento, para fundamentar o trabalho foi utilizado, grandemente, Paulo Freire, que é um dos grandes percursores da EJA como educação crítica no Brasil. Todos os autores se destacam pela importância da interação, diálogo e leitura de mundo na prática de ensino do educador e da educadora da EJA. A fala dos professores durante as entrevistas, pode confirmar a importância da interação professor-aluno durante as atividades de ensino, o que é um dos pontos mais nevrálgicos com o ensino remoto. Além disso, destaca-se na pesquisa com os docentes, a desigualdade na educação dos alunos que têm acesso a tecnologia entre os que não têm recursos tecnológicos e acabam tendo como única opção, dar sequência ao processo escolar, por meio de atividades impressas disponibilizadas pelas escolas. Devido à falta de amparado da parte do Governo aos alunos economicamente desfavorecidos, o ensino-aprendizagem do estudante da EJA em tempo de pandemia se descaracteriza pela falta de interação, diálogo e equidade no acesso à tecnologia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-07-14T15:30:47Z No. of bitstreams: 1 Michelle_Damas_Ramos (1).pdf: 626708 bytes, checksum: ad664712e4746bb45b0b7f17c6553d43 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-14T15:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle_Damas_Ramos (1).pdf: 626708 bytes, checksum: ad664712e4746bb45b0b7f17c6553d43 (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.subjectRondôniapt_BR
dc.titleA educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/ROpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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