Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3301
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramos, Michelle Damas | - |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T15:30:47Z | - |
dc.date.available | 2021-07-14T15:30:47Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Ramos, Michelle Damas. A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/RO. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3301 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Humanas e Sociais como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia pela Fundação Universidade Federal de Rondônia. Orientadora: Prof.ª Drª Isaura Isabel Conte. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho aborda a temática Educação de Jovens e Adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná. A questão em foco, procura entender como acontece o processo de ensino-aprendizagem utilizando instrumentos de mediação tecnológica e outros recursos não presenciais na EJA em Ji-Paraná/RO e tem objetivo saber quais os desafios e as dificuldades apresentadas na prática docente, durante as aulas remotas, mediante o contexto de isolamento causado pela Covid-19. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de cunho qualitativo sendo necessário inicialmente fazer um levantamento dos trabalhos relacionados a modalidade da EJA no estado de Rondônia, a fim de conhecer as temáticas desenvolvidas e os dados referentes às buscas. Em sequência, foram realizados entrevistas com quatro docentes de duas escolas no município, para compreender como se dá o processo ensino-aprendizagem do estudante da EJA, durante a pandemia. Para delinear o contexto político, social e histórico em que a EJA se insere, apoiamo-nos nas contribuições de Romão e Gadotti (2007), Di Pierro e Haddad (1994 e 2015) e no próprio Parecer CNE 11/2000. Após o delineamento, para fundamentar o trabalho foi utilizado, grandemente, Paulo Freire, que é um dos grandes percursores da EJA como educação crítica no Brasil. Todos os autores se destacam pela importância da interação, diálogo e leitura de mundo na prática de ensino do educador e da educadora da EJA. A fala dos professores durante as entrevistas, pode confirmar a importância da interação professor-aluno durante as atividades de ensino, o que é um dos pontos mais nevrálgicos com o ensino remoto. Além disso, destaca-se na pesquisa com os docentes, a desigualdade na educação dos alunos que têm acesso a tecnologia entre os que não têm recursos tecnológicos e acabam tendo como única opção, dar sequência ao processo escolar, por meio de atividades impressas disponibilizadas pelas escolas. Devido à falta de amparado da parte do Governo aos alunos economicamente desfavorecidos, o ensino-aprendizagem do estudante da EJA em tempo de pandemia se descaracteriza pela falta de interação, diálogo e equidade no acesso à tecnologia. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Alex Almeida (alex.almeida@unir.br) on 2021-07-14T15:30:47Z No. of bitstreams: 1 Michelle_Damas_Ramos (1).pdf: 626708 bytes, checksum: ad664712e4746bb45b0b7f17c6553d43 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-14T15:30:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Michelle_Damas_Ramos (1).pdf: 626708 bytes, checksum: ad664712e4746bb45b0b7f17c6553d43 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | EJA | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject | Rondônia | pt_BR |
dc.title | A educação de jovens e adultos em tempos de pandemia no município de Ji-Paraná/RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Michelle_Damas_Ramos (1).pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 612,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.