Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3303
Título: Características imagéticas dos espaços públicos de esporte e lazer do município de Porto Velho Rondônia
Autor(es): Oliveira, Fernanda Gahu de
Palavras-chave: Espaços públicos
Esporte
Lazer
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Fernanda Gahu de. Características imagéticas dos espaços públicos de esporte e lazer do município de Porto Velho Rondônia. 2018. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: O esporte e lazer são fenômenos socioculturais que proporcionam ao ser humano qualidade de vida e valorização do bem estar social e pessoal. O acesso ao lazer é direito de todos e dever do Estado. Os espaços públicos de esporte e lazer tem o objetivo de proporcionar o encontro das pessoas, lugar onde às práticas e manifestações sociais são desenvolvidas. O presente trabalho teve como objetivo geral estudar as características qualitativas dos espaços públicos de esporte e lazer da cidade de Porto Velho, Rondônia. Este é um estudo que se caracteriza como uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória com abordagem qualitativa. Foram identificados 42 espaços públicos de esporte e lazer na cidade de Porto Velho. Dentre esses locais, 20 são campos de futebol e quadras de futsal. Observa-se que a quantidade de espaços públicos de esporte e lazer de livre acesso existente, não atende as necessidades da população em geral. Das 42 áreas analisadas, 4 foram classificados como péssimos, 7 ruins, 10 regulares, 17 bons e 3 ótimos. Um local foi desconsiderado na classificação, pois não funciona mais como espaço público de lazer. As maiorias dos espaços avaliados com condições ruins e péssimas de uso estão localizadas, em bairros periféricos, onde predominantemente habitam a população de menor poder aquisitivo. Equipamentos para a acessibilidade só foram encontrados em 11 espaços para a prática do lazer. Conclui-se que o espaço público de esporte e lazer da cidade de Porto Velho necessita de atenção especial do poder público, para poder proporcionar à população vivências e práticas de qualidade. Esses locais precisam de estruturas variadas, com equipamentos, acessibilidade, segurança e conforto para suprir as necessidades esportivas e de lazer sem exclusão.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. PhD. Ramón Núñes Cardenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3303
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
´TCC FINAL - Fernanda Gahú de Oliveira.pdf5,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.