Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3304
Título: Nível de dependência da comunidade acadêmica do Campus José Ribeiro Filho ao consumo do tabaco
Autor(es): Lima, Paola Tristão de
Palavras-chave: Tabagismo
Universitários
Atividade física
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Paola Tristão de. Nível de dependência da comunidade acadêmica do Campus José Ribeiro Filho ao consumo do tabaco. 58 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: O tabagismo é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas. O vício e dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco, e obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas. O presente estudo teve por objetivo verificar o nível de dependência da comunidade acadêmica ao consumo do tabaco. Esta pesquisa é caracterizada como descritiva, o instrumento de avaliação utilizado foi o teste de Fagerström adaptado. Participaram da pesquisa 88,89% acadêmicos, 7.78% docentes e 3,33% técnicos. A idade variou dos 18 a 56 anos, com uma média de 27 anos e desvio padrão de 9,17. O nível de dependência encontrado na comunidade acadêmica mais prevalente foi muito baixo com a aderência ligeiramente maior no sexo masculino. Os núcleos de Ciências Humanas (NCH) e Ciências Exatas e da Terra (NCET) possuem maiores adeptos do tabaco seguido pelo Núcleo de Saúde (NUSAU).O consumo diário de 0 a 10 cigarros por dia foi de 70% da amostra geral enquanto 27% consomem de 11 a 20 cigarros, 2% de 21 a 30 e 1% acima de 30. A motivação em parar de fumar obteve a média de 5,4. Apesar de o tabagismo ser um grande problema de saúde pública no Brasil neste estudo a comunidade acadêmica possui baixa prevalência no nível de dependência e no consumo diário mas os resultados da motivação em parar de fumar demonstra pouco interesse em abandonar o tabaco. Os resultados obtidos através deste estudo podem subsidiar estratégias para elaboração de programas de prevenção e tratamento de tabaco assim como incentivo a prática de atividade física na universidade.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Ramón Núñes Cardenas.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3304
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FINAL.pdf931,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.