Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3305
Título: Evasão universitária: um estudo de caso sobre o papel da atlética acadêmica do curso de educação física da Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Bubanz, Leonardo dos Reis
Palavras-chave: Ensino superior
Associação Atlética
Evasão
Data do documento: 2018
Citação: BUBANZ, Leonardo dos Reis. Evasão universitária: um estudo de caso sobre o papel da atlética acadêmica do curso de educação física da Universidade Federal de Rondônia. 2018. 51 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: A Educação Superior no Brasil possui prioritário papel na transmissão de conhecimentos culturais, científicos e técnicos para a população. Através da unidade da Secretaria de Educação Superior (SESu), ocorreu uma expansão e reestruturação das instituições federais, e ampliação ao acesso à rede pública significativo. Contudo ainda enfrentamos diversos problemas na Educação Superior, como a evasão universitária que vem crescendo significativamente nos últimos anos e devido sua natureza multifatorial, gera dificuldade em mapear suas causas. O presente estudo teve o objetivo de investigar se a Associação Atlética Acadêmica (AAA) do curso de graduação em Educação Física da Universidade Federal de Rondônia (EDF/UNIR) teria papel auxiliar na redução dos índices de evasão do curso. Este é um estudo que se caracteriza como estudo de caso descritivo, retrospectivo e de abordagem qualitativa. Em relação à obtenção dos dados, pode ser caracterizado como pesquisa documental e de campo. Os resultados apontam que o número de alunos evadidos até o 3º semestre do curso de EDF foi diferente entre as turmas pré e pós atlética. Nas turmas pré-atlética, 44,60% evadiram até o 3º semestre, valor que foi de 26% nas turmas 2016 e 2017 (pós-atlética). Nas turmas pré-atlética (2012, 2013 e 2014), os principais motivos de evasão foram troca de curso ou não identificação com a EDF (n=9) e nas turmas pós-Atlética (2016 e 2017), os principais motivos de evasão foram dificuldade de conciliar estudo e trabalho (n=5), não aparecendo a não identificação com a EDF entre os principais. Assim podemos inferir que pós criação Atlética o curso ganhou uma vivência mais integral, que influenciou este quesito. Conclui-se o caráter positivo da AAA na vida universitária e no curso, podendo sim influenciar a não evasão do curso, aproximando o discente da prática esportiva, assim como estreitando laços interpessoais e com a universidade como um todo. Dessa forma, a Atlética possui papel significativo na integração e sensação de pertencimento dos alunos de maneira geral, gerando maior identificação com o curso.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientadora: Prof.ª Dra. Tatiane Gomes Teixeira.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3305
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc versao final - imprimir e cd.pdf998,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.