Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3310
Título: Prática de judô para crianças de 5 a 12 anos: percepções dos pais sobre os potenciais benefícios
Autor(es): Medeiros, Moisés Viana
Palavras-chave: Criança
Judô
Educação física
Data do documento: 2018
Citação: MEDEIROS, Moisés Viana. Prática de judô para crianças de 5 a 12 anos: percepções dos pais sobre os potenciais benefícios. 2018. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo investigar a pratica de judô para crianças de 5 a 12 anos a partir da percepção dos pais sobre seus benefícios, tendo o parâmetro de como os pais perceberam o desenvolvimento das habilidades motoras, nível de desempenho escolar e níveis de comportamento social e disciplinar, tendo como base a pratica regular do judô. A mesma foi realizada no Instituto Laura Vicuña em Porto Velho/RO, com a participação de 9 pais sendo 6 do sexo feminino e 3 do sexo masculino. A justificativa para a escolha do tema, foi pelo fato do pesquisador ser graduado em faixa preta de judô, professor desta modalidade há dez anos e que com o conhecimento prévio da mesma, optou por esse tema como fonte de estudo para conclusão de curso em nível de graduação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se identifica com a pesquisa-ação dadas suas características. Em relação à metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa, foram adotados como procedimentos a aplicação de um questionário misto com perguntas abertas e fechadas totalizando 11 perguntas.Além do questionário foi utilizada a observação participante com base nas aulas práticas realizadas duas vezes por semana com um grupo de 10 alunos do sexo masculino na faixa etária de 5 a 12 anos, que vinham participando das aulas no período de março de 2017 a outubro de 2018, possibilitando assim a percepção dos pais em relação aos filhos (as) sobre o judô e suas influências. O suporte teórico utilizado teve como referência autores como Borges (1987), Uchida e Motta (2017)Rubio (2007), Medina (2017) e Tani (1988), A partir dos dados obtidos, os mesmos foram sistematizados no modo simples de agrupamento de acordo com as respostas apresentadas pelos pais. Em cada questão, foi possível observar que o judô é um esporte que contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras tais como flexibilidade, lateralidade, equilíbrio e coordenação, além de auxiliar para o ajuste na vida social e na disciplina, ou seja, para o desenvolvimento físico, mental, educacional e social. Os resultados indicaram também que os pais demonstraram interesse em saber sobre o desempenho do seu filho no esporte, criando assim uma interlocução entre professor e pais e do professor com os alunos, possibilitando perceber de forma mais efetiva as melhorias que o judô propicia ao aluno (a).
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Educação Física (DEF), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título graduação superior em Educação Física. Orientador: Prof. Dr. Célio José Borges.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3310
Aparece nas coleções:Educação Física (Trabalho de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
versão final pdf.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.