Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3323
Título: Estilos de liderança e o estabelecimento de vínculos nas organizações: um estudo em uma Organização Pública
Autor(es): Guillen, Yasmim de Araújo
Palavras-chave: Liderança transacional
Liderança transformacional
Comprometimento organizacional
Data do documento: 2018
Citação: GUILLEN, OLIVEIRA, Yasmim de Araújo. Estilos de liderança e o estabelecimento de vínculos nas organizações: um estudo em uma Organização Pública. 2018. 74 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento Acadêmico de Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: O interesse pelo estudo dos vínculos dos trabalhadores com a organização foi impulsionado a partir da competitividade determinada pelo mundo moderno que aumentou a exigência de colaboradores mais engajados nas tarefas e com seus grupos dentro do ambiente organizacional. Dentre os vínculos organizacionais estabelecidos nas bibliografias já publicadas, o Comprometimento Organizacional, segundo Pinho (2010) consiste no construto mais explorado pelos pesquisadores. Contudo, outros dois vínculos vêm se tornando escopo de novas pesquisas: Entrincheiramento Organizacional e Consentimento Organizacional. Esses novos construtos ainda estão em fase de construção conceitual e dependem de novos estudos para serem refinados. Desse modo compreende-se que, um fator significativo que pode atingir os vínculos criados dentro de uma instituição consiste na Liderança, fator relevante em virtude dos líderes ocuparem um posicionamento privilegiado nas organizações, pois estes intermediam todas as relações estabelecidas dentro da organização, seja entre os colegas que dividem o local de trabalho diariamente, sejam as relações que envolvem hierarquia e formalidades, além de cumprir um papel de figura influente sob seus subordinados. Este estudo tem como base os conceitos de estilos de liderança e vínculos organizacionais, com suporte nas definições de Acioly (2006), Tomei e Richi (2015) e Moscon (2013). Diante da relevância dessas informações, o objetivo do presente estudo foi analisar as relações entre o estilo de liderança e o estabelecimento de vínculos dos trabalhadores de uma Organização Pública, mediante a caracterização do perfil demografico, estilos de liderança e os vinculos, para então identificar a relação entre essas variáveis. A pesquisa realizada foi um estudo de caso, de natureza básica, com uma abordagem quantitativa, sendo aplicado um questionário - com alto grau de confiabilidade 0,933 conforme análise do Alfa de Cronbach. Verificou-se então que existe relação significativa entre os estilos de liderança adotados na organização e o vínculo denomidado entrincheiramento, mais precisamente no que se refere à dimensão do vínculo denominada “arranjos burocráticos impessoais”.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração (DADM), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Me. Wander Pereira de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3323
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA - YASMIM GUILLEN 2018.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.