Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3328
Título: Variáveis impulsionadoras do empreendedorismo no Bairro Novo na cidade de Porto Velho-RO
Autor(es): Oliveira, Gessiane Françis Batista de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Informalidade
Bairro Novo
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Gessiane Françis Batista de. Variáveis impulsionadoras do empreendedorismo no Bairro Novo na cidade de Porto Velho-RO. 2018. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração, Departamento Acadêmico de Administração, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: Diante do ambiente de mudanças e rápidas transformações do mercado de trabalho, observa-se um crescimento da informalidade do trabalho no país. Esta pesquisa apresenta variáveis que motivaram pessoas a abrirem seus negócios, especificamente com comerciantes instalados na rotatória da rua principal de um bairro, onde foram criados empreendimentos informais que tem contribuído para a formação do comércio em geral desse local. O objetivo geral desta pesquisa foi identificar as variáveis que impulsionaram a abertura de empreendimentos no Bairro Novo em Porto Velho-RO. Buscou-se a definição do perfil socioeconômico e empreendedor dos comerciantes deste bairro, a identificação dos motivos que influenciaram esses empreendedores a instalarem seus negócios e a indicação da possibilidade de formalização. Esta pesquisa, quanto a sua forma de abordagem é caracterizada como quali-quanti. Quanto aos fins a pesquisa é exploratório-descritiva e quanto aos meios de investigação a pesquisa é um estudo de caso. Os comerciantes foram considerados iniciais, pois além de serem informais, não têm prática de trabalho com gestão de negócios, grande parte dos estabelecimentos tem proprietários do gênero masculino, jovens. O desemprego ainda é um dos maiores motivos dessas pessoas encontrarem a informalidade como alternativa. A maior parte dos empreendedores não possui nenhum tipo de formalização.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Administração (DADM), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Me. Raimundo Nonato Lima Novais.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3328
Aparece nas coleções:Administração (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC- Gessiane Françis - ADM.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.