Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3337
Título: Políticas de formação de professores para a educação especial nas licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia - PVH e na Secretaria Estadual de Educação de Rondônia
Autor(es): Ferreira, Clarice Lemos
Palavras-chave: Formação inicial
Formação continuada
Educação especial
Data do documento: 2021
Citação: FERREIRA, Clarice Lemos. Políticas de formação de professores para a educação especial nas licenciaturas da Universidade Federal de Rondônia - PVH e na Secretaria Estadual de Educação de Rondônia. 2021. 82 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo geral analisar a inserção da Educação Especial nas diretrizes para formação de professores, no âmbito dos cursos de licenciaturas da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) e na formação continuada da Secretaria do Estado de Educação de Rondônia (SEDUC), respectivamente. Como objetivos específicos, para tanto, elegeu-se: a) Identificar nos currículos de formação de professores as diretrizes gerais que orientam os cursos de licenciaturas da UNIR, campus de Porto Velho; b) Identificar as políticas públicas que orientam a Educação Especial na perspectiva inclusiva na UNIR e na SEDUC-RO; c) Compreender as diretrizes curriculares de Educação Especial na perspectiva inclusiva de cursos das licenciaturas da UNIR; e d) Analisar as diretrizes de formação continuada no âmbito da SEDUC. A pesquisa se caracteriza como pesquisa qualitativa, cujo delineamento se volta para o estudo de caso, a pesquisa documental e o estudo de campo por meio de entrevistas semiestruturadas, para as quais se utilizou um questionário como instrumento de coleta de dados. A pandemia determinou condições remotas para as entrevistas, assim como a necessidade de recorrer ao sistema de informações do Governo Federal, o E-SIC. Como sujeitos da pesquisa, tem-se os chefes/coordenadores de departamento da UNIR-PVH; a coordenação de Pró-Reitorias de Graduação e de Cultura e Extensão Acadêmica; e a gerente da Diretoria Geral de Formação da SEDUC-RO. Como apoio teórico foram utilizados as diretrizes oficiais do Ministério da Educação e Conselho Nacional de Educação, que norteiam as Políticas de Inclusão, estaduais e municipais, e teóricos da metodologia, da Educação Especial e do currículo educacional, dentre os quais estão Januzzi (2004), Sassaki (2009) Rodrigues (2018), Ludke e Andre (1986), Yin (1994), Pacheco (2001) e Moreira (1995; 2008). O processo investigativo possibilitou concluir que as Políticas de Educação Especial na perspectiva inclusiva existem e são muitas, porém, nota-se ainda que existem lacunas para sua efetividade na formação. Na formação inicial, as implementações partem da provocação de ingressos nos cursos de licenciaturas, e na continuada, parte dos professores solicitarem, conforme a demanda de sala de aula. E por fim, de acordo com os objetivos é possível considerar que as Políticas existem nos currículos, porém há ainda um distanciamento visível entre as diretrizes gerais e as políticas locais.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Célio José Borges.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3337
Aparece nas coleções:Doutorado Profissional em Educação Escolar (Tese)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_CLARICE_LEMOS_FERREIRA.pdf917,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.