Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3348
Título: Gestão de estoques e a curva ABC: análise em uma distribuidora de bananas no município de Cacoal/RO
Autor(es): Klippel, Maycon Marques
Palavras-chave: Curva ABC
Perdas de estoque
Consignação de estoque
Data do documento: 2019
Citação: KLIPPEL, Maycon Marques. Gestão de estoques e a curva ABC: análise em uma distribuidora de bananas no município de Cacoal/RO. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Resumo: Produto parado em um estoque, não possibilita liquidez para a empresa, se levar para o contexto de alimentos perecíveis, a mercadoria ainda se perde pela perecibilidade. Um estudo individualizado das perdas e ganhos de cada item de um estoque de alimentos, possibilita o gestor tomar a melhor decisão para a programação de compras e vendas dos produtos. Portanto, esse artigo visa como objetivo geral: realizar um estudo da aplicabilidade do método curva ABC de estoque para mensurar perdas de estoques de um centro de distribuição bananas, localizado no município de Cacoal/RO. Sendo realizado uma pesquisa de abordagem qualitativa de natureza exploratória, documental e aplicada de campo. Analisado os documentos fiscais e gerenciais referente aos seus estoques no período disponibilizado pela empresa entre fevereiro a abril de 2019 sobre as vendas e perdas realizadas na cidade de Cacoal/RO. Se observou que a empresa utiliza do meio da consignação de estoques para os supermercados, dando posse do seu estoque, cobrando um valor já estipulado de venda dos itens e arcando com as perdas, caso o produto se deteriore nos supermercados. Se observou na empresa uma falta do uso de metodologia de controle de estoque, buscou-se analisar os reflexos sobre ganhos e/ou perdas em termos quantitativos e monetários considerando as espécies comercializadas na empresa, sendo seis tipos de bananas, observado a luz do método curva ABC de estoque, que o faturamento da empresa tem como destaque a banana Nanica e como principais perdas de estoque as bananas Nanica e Prata.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª M.ª Ellen Cristina de Matos
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3348
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maycon Marques Klippel - FINAL.pdf649,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador