Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3350
Título: eSocial e seus impactos na contabilidade gerencial e no compliance organizacional
Autor(es): Santos, Raíuda Pereira dos
Palavras-chave: eSocial
Contabilidade gerencial
Compliance
Tomada de decisão
Informação
Data do documento: 2019
Citação: SANTOS, Raíuda Pereira dos. eSocial e seus impactos na contabilidade gerencial e no compliance organizacional. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Rondônia, Cacoal, 2019.
Resumo: O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um programa do Governo Federal que visa unificar e simplificar a transmissão das informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias. Desse modo, os empresários tiveram que se adaptar ao eSocial e estabelecer uma rotina que atenda às exigências do sistema. Diante disso, este trabalho teve como objetivo analisar os impactos e benefícios do eSocial na contabilidade gerencial e no compliance das organizações. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo, utilizando-se da coleta de dados por meio de entrevista com os responsáveis pelo eSocial de empresas dos ramos de concessionárias, lojas de vestuário, supermercados, frigoríficos e instituição de ensino superior do município de Cacoal/RO, em de abril de 2019. Os resultados obtidos apontam que a maioria das empresas entrevistadas que estão obrigadas a enviar informações pelo eSocial tiveram que passar por mudanças relevantes, principalmente no tocante ao departamento de pessoal, em relação as rotinas trabalhistas, cumprimento de prazos e da legislação. Como benefícios e contribuições relataram maiores controles do quadro de funcionários, agilidades e fiscalizações recorrentes. Em virtude disso, classificaram como sendo o maior desafio do eSocial a mudança de cultura (hábitos, costumes), condição que julgaram persistir apenas na fase inicial. Verificou-se, portanto, a influência desse sistema na contabilidade gerencial em razão da disponibilidade e qualidade da informação, e total atuação deste no compliance organizacional, essencialmente em função das imposições quanto a prazos e outras obrigações acessórias.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Contábeis da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para obtenção do título de Bacharel em Ciências Contábeis. Orientadora: Prof.ª Dra. Nilza Duarte Aleixo de Oliveira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3350
Aparece nas coleções:DACC/CAC. Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Raíuda Pereira dos Santos - Final.pdf639,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.

Ferramentas do administrador