Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3369
Título: No horizonte, um refúgio: perfil dos solicitantes de refúgio na polícia federal em Rondônia (2017-2018)
Autor(es): Batista, Camila Pinheiro
Palavras-chave: Ciência política
Imigração
Refúgio
Data do documento: 2018
Citação: BATISTA, Camila Pinheiro. No horizonte, um refúgio: perfil dos solicitantes de refúgio na polícia federal em Rondônia (2017-2018). 2018. 77 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Sociais, Departamento Acadêmico de Ciências Sociais, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Porto Velho, 2018.
Resumo: O Brasil tem recebido diferentes fluxos migratórios nos últimos anos. Porto Velho é ponto de passagem e destino de muitos migrantes refugiados advindos de diversos países. Por isso, o objetivo deste trabalho é analisar o perfil das pessoas que solicitam refúgio na Polícia Federal na capital de Rondônia entre 2017 e 2018, e, especialmente, intenta-se levantar os motivos pelos quais essas pessoas deixam sua terra natal e optam pelo Brasil como nova morada. Venezuelanos e cubanos do sexo masculino, economicamente ativos, solteiros, e de escolaridade secundária são o perfil predominante. Entender como surge o termo “refugiado”, como funciona a recepção e inserção desses indivíduos, as políticas migratórias brasileiras e sua implantação, bem como a necessidade de criar políticas públicas para sua inclusão. A metodologia é de estilo quantitativo e qualitativo, uma vez que analisa 401 formulários de solicitação de refúgio, bem como se vale de análises documentais, interpretativas e da estatística descritiva.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Ciências Sociais (DACS), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título de graduação superior. Orientador: Prof. Dr. Gills Vilar Lopes.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3369
Aparece nas coleções:Ciências Sociais (Monografias)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018-12-19-unir-dcs-tcc-camila-pinheiro.pdf2,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.