Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3397
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Izabel Aparecida da-
dc.date.accessioned2021-10-05T20:05:44Z-
dc.date.available2021-10-05T20:05:44Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, I. A. Educação especial: a inclusão de alunos com deficiência na escola regular. 2021. 58 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3397-
dc.descriptionMonografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Dra. Eliéte Zanelatopt_BR
dc.description.abstractEstá pesquisa monográfica é resultado de um estudo de campo em uma escola municipal de Ariquemes RO, cujo foco principal foi compreender como ocorreu o processo de inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Para iniciar o trabalho foi realizado um estudo bibliográfico que aborda o tema, com autores como Glant (1995) Bianchetti & Berman (1995) Gaio & Meneghetti (2010) e em documentos orientadores e regulatórios como a Constituição Federal (2015-2018), o Estatuto da Pessoa com Deficiência (2015) e as Diretrizes Curriculares da Educação Básica (2013). A escolha dos participantes se deu devido um trabalho desenvolvido como cuidadora de dois alunos com deficiência que frequentavam a escola regular. Visando alcançar o objetivo do trabalho, optou-se por realizar entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos no processo inclusivo da instituição e com o responsável por um dos alunos inseridos no processo. Foi possível verificar apesar do interesse e disposição, a escola não está totalmente preparada para a inclusão, estão faltando estrutura física e materiais essenciais adaptados às necessidades de alguns alunos. A formação continuada na área da educação especial é disponibilizada, mas de modo obsoleto, contudo estão aprimorando os métodos. Os participantes percebem o processo de inclusão no ensino regular como importante e impulsionador do processo de ensino e aprendizagem, da mesma forma compreendem como essencial a participação da família nesse processo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-10-05T20:02:49Z No. of bitstreams: 1 TCC_Izabel_.pdf: 3086302 bytes, checksum: 709557c1570ca97f94999ea5e775bf2e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Fernanda Monteiro (fernanda.monteiro@unir.br) on 2021-10-05T20:04:16Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Izabel_.pdf: 3086302 bytes, checksum: 709557c1570ca97f94999ea5e775bf2e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-10-05T20:05:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Izabel_.pdf: 3086302 bytes, checksum: 709557c1570ca97f94999ea5e775bf2e (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino regularpt_BR
dc.subjectPessoa com deficiênciapt_BR
dc.titleEducação especial: a inclusão de alunos com deficiência na escola regularpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:DACED/ARQ. Pedagogia (TCCs)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Izabel_.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.