Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3404
Título: eSocial como tecnologia da informação e comunicação governamental: análise integrativa das publicações entre 2013 e 2018
Autor(es): Borges, Bruna Deise Vieira
Costa, Marlon Eduardo Domingues da
Palavras-chave: Ciências Contábeis
Bibliométrica
Revisão integrativa
Obrigação Social
Data do documento: 2019
Resumo: Nos dias atuais, o Governo conta com o apoio de várias ferramentas de gestão e controle, as quais são capazes de processar informações e obter resultados em tempo real. Uma dessas ferramentas é o eSocial, programa do Governo Federal que foi criado com o intuito de viabilizar e facilitar a garantia de leis previdenciárias e trabalhistas. Esta pesquisa teve como objetivo geral verificar o que tem sido discutido sobre programa enquanto Tecnologia de Informação e Comunicação governamental, considerando o período de 2013 a 2018. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliométrica, na qual foi aplicada uma técnica qualitativa, conjugada a uma revisão integrativa, com a finalidade medir os índices e os padrões de discussão sobre o tema nas bases de dados Scientific Periodicals Electronic Library (Spell), Athena e Google Acadêmico. Disso resultaram 11 pesquisas. O estudo revelou que as publicações ganharam maior frequência a partir de 2013, o que praticamente coincidiu com a implantação do sistema, que ocorreu em 2014. Percebeu-se que existem poucos trabalhos publicados sobre o eSocial. O enfoque das pesquisas encontradas vai para a área pública e a área de educação superior, versando, nesta última, sobre a perspectiva dos discentes acerca do programa. Há ainda alguns trabalhos direcionados para a área privada.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3404
Aparece nas coleções:DACCONT/VHA. Bacharelado em Ciências Contábeis (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo_TCC_2019_E-social_Versão Final BANCA.pdf408,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.