Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3408
Título: Dinâmica dos focos de calor, desmatamento e as condições meteorológicas no estado de Rondônia
Autor(es): Pereira, Maylla Tawanda dos Santos
Palavras-chave: Queimadas
Temperatura do ar
Precipitação
Data do documento: 2021
Citação: PEREIRA, Maylla Tawanda dos Santos. Dinâmica dos focos de calor, desmatamento e as condições meteorológicas no estado de Rondônia. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: Rondônia compõe a área do chamado Arco do Desmatamento que detém altas taxas de desmatamento e concentrações de detecções de focos de calor. Aliado ao desmatamento o uso do fogo é o precursor da expansão agrícola e a ocupação desordenada. Sendo esse uso favorecido por determinadas condições climáticas como períodos de estiagem, baixa umidade e altas temperaturas do ar. Sendo assim o presente estudo teve por objetivo quantificar e analisar a relação dos elementos meteorológicos em áreas com diferentes percentuais de desmatamentos e números de focos de calor no estado de Rondônia. O critério de escolha foi separar os municípios com área desmatada <10% e >90%. O estudo foi realizado nos meses de agosto a novembro, por apresentarem maior quantitativo de focos de calor nos anos de 2014 a 2018. Foi aplicado teste de correlação não paramétrica, teste de Spearman, para os dados de focos de calor e as variáveis climáticas temperatura, precipitação e umidade relativa. Para o município com área desmatada <10% a média temperatura foi de 26,4 ºC, da precipitação 73 mm/mês, umidade relativa 85% e uma correlação regular significativa (p-valor= 0,05; rho= 0,44) entre os focos de calor e a temperatura. Para os municípios com área desmatada >90% a média, temperatura foi de 26,2 ºC, da precipitação 79,8 mm/mês, umidade relativa 82,5% e uma correlação regular significativa (p-valor= 0,03; rho= -0,48) entre os focos de calor e a precipitação. Esses resultados indicam que em regiões mais preservadas o elemento meteorológico mais fortemente relacionado com os focos de calor é a temperatura, enquanto em áreas mais desmatadas o elemento principal é a precipitação.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção do título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Sob a orientação da Prof.ª Dra. Renata Gonçalves Aguiar
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3408
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Maylla_Tawanda_Santos_Pereira_versao_final.pdfTrabalho de Conclusão de Curso1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.