Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3409
Título: Concentração de SO2 atmosférico em rota principal da cidade Ji-Paraná/RO por meio de amostrador passivo
Autor(es): Trindade, Rafaela Aparecida
Palavras-chave: Poluentes inorgânicos
Material particulado
Poluição em rodovias
Data do documento: 2021
Citação: TRINDADE, Rafaela Aparecida. Concentração de SO2 atmosférico em rota principal da cidade Ji-Paraná/RO por meio de amostrador passivo. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.
Resumo: As áreas urbanas são caracterizadas por tráfego intensivo e/ou grandes indústrias que trazem juntamente consigo concentrações preocupantes de poluentes atmosféricos emitidos por uma ou mais fontes. Que por se tornar perigosa, ao homem e ao meio ambiente, tem gerado interesse e preocupação mundial. A este modo, o presente estudo teve por objetivo verificar a concentração de SO2 na cidade de Ji-paraná, por meio do amostrador passivo. As coletas foram realizadas em três pontos da cidade em um período de 7 dias. Através de análises e conversões, os valores das contrações foram obtidos. Os dados foram organizados e trabalhados com uso do Excell e Bioestat 5.0. Para o teste de normalidade fora aplicado Shapiro - Wilk, com hipótese nula de normalidade rejeitada com p – valor < 0,05. Na comparação entre as médias dos valores obtidos aplicou-se teste de Kruskal – Wallis, e para comparar os valores ao preconizado utilizou-se o teste de Wilcoxon. A concentração do poluente se mostrou, em todos os pontos, abaixo do preconizado pelo CONAMA 491/2018, com diferença significativa p – valor < 0, 05. A execução do método passivo de baixo custo, em pontos de maiores fluxos tornaram a pesquisa possível e eficaz, com necessidade de maior número de coletar em maior período, englobando, assim, a seca e a chuva da região.
Descrição: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Departamento de Engenharia Ambiental, Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, como parte dos requisitos para obtenção de título de Bacharel em Engenharia Ambiental e Sanitária. Sob a orientação da Profa. Dra. Beatriz Machado Gomes
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3409
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental e Sanitária (Trabalhos de Conclusão de Curso)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Rafaela_Trindade.pdfTrabalho de Conclusão de Curso981,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.