Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3422
Título: Dízimos e ofertas nas igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus: discurso e argumentação
Autor(es): Pinto, Isabella Lopes de Souza
Palavras-chave: Discurso
Argumentação
Neopentecostalismo
Data do documento: 2021
Citação: PINTO, Isabella Lopes de Souza. Dízimos e ofertas nas igrejas Universal do Reino de Deus e Mundial do Poder de Deus: discurso e argumentação. 2021. 104f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Resumo: O movimento neopentecostal eclode em meados dos anos 1970, no Brasil, e apresenta como maiores representantes, na atualidade, o Bispo Edir Macedo, com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e o Apóstolo Valdemiro Santiago, com a Igreja Mundial do Poder de Deus (IMPD). Junto, e não por coincidência, há um movimento de mudança no perfil do cristão protestante, que encontra nas igrejas neopentecostais um alicerce. Esta dissertação se desenvolve com o propósito de estabelecer um diálogo possível entre os pressupostos teóricos da Análise de Discurso (AD), ancorada principalmente em Dominique Maingueneau, e da Argumentação no Discurso, teorizada por Ruth Amossy. Visa analisar os discursos referentes à coleta de dízimos e de ofertas nas duas denominações neopentecostais, Igreja Universal e Igreja Mundial, e procurar as possíveis relações de sentido que podem remetê-las (ou não) à mesma formação discursiva. Com fundamento metodológico na noção de semântica global, proposta por Maingueneau, serão realizadas análises a partir de regularidades linguísticas (e seus possíveis efeitos para o discurso), do modo de enunciação e ethos (como o enunciador se mostra e como fala de si no discurso), da intertextualidade, da interdiscursividade, da dêixis enunciativa, de formas de se observar a doxa compartilhada por um grupo e da adaptação do orador a esse grupo; a análise também abarcará a cenografia que se constitui nos discursos. Quanto ao corpus, a investigação se desenvolve a partir da transcrição dos recortes dos vídeos das pregações no momento específico de solicitação de dízimos e de ofertas; os vídeos transcritos estão divulgados nos canais oficiais das Igrejas no YouTube. O fato de as duas denominações serem neopentecostais foi um elemento importante para esta analista selecioná- las em um mesmo espaço discursivo. As duas Igrejas desenvolvem um delineamento enunciativo que coloca a posição de pagar dízimos como preponderante para uma relação “verdadeira” com Deus; em ambas, Deus é colocado na posição de passivo, aquele que faz as vontades dos fiéis – os que pagam os dízimos. No entanto, as Igrejas se constituem a partir de formações discursivas diferentes: a IURD a partir de uma relação mais estreita com um efeito de “racionalidade”; a IMPD a partir de uma relação mais estreita com uma possível “emocionalidade” da fé.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Lucas Martins Gama Khalil.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3422
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_ISABELLA_FINAL_original.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.