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dc.contributor.authorFerreira, Dayane Fernandes-
dc.date.accessioned2021-10-29T17:00:35Z-
dc.date.available2021-10-29T17:00:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Dayane Fernandes. Desafios da orientação educacional na educação integral em Rondônia: uma perspectiva sob o olhar da educação integral politécnica. 2018. 113 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3427-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof. Dr. Antônio Carlos Maciel.pt_BR
dc.description.abstractO processo de produção capitalista demarca o caráter educacional de um país e o ensino modifica-se conforme a complexificação tecnológica do processo produtivo. Nesta mesma perspectiva, difundem-se as políticas públicas e as formações dos profissionais que atendem à demanda educacional. Diante disso, buscou-se responder a seguinte problemática: Quais os desafios da orientação educacional, sob a perspectiva da educação integral politécnica, na escola de educação integral em Rondônia? Com base nestas prerrogativas, esta dissertação possui como objetivo apresentar os desafios da Orientação Educacional (OE) em Rondônia, sob a perspectiva da educação integral politécnica. Para cumprir tal propósito foi necessário ir além das aparências do discurso oficial proclamado. E para tal, a presente investigação envolveu pesquisa bibliográfica, documental e de campo, em duas escolas que receberam a implantação do Projeto Guaporé, localizadas no município de Porto Velho/RO. Os principais referenciais teóricos que fundamentaram a pesquisa foram os estudos sobre educação integral politécnica amparada pelos estudos de Maciel (2017, 2018), a base teórica proposta pela Pedagogia Histórico-Critica (SAVIANI, 2008), o conceito de paradigmas técnico-econômicos Kuhn (2011) e Freeman e Perez (1988) e sua relação com as políticas do sistema educacional brasileiro e os estudos acerca da orientação educacional, desde seu início no Brasil até os dias atuais, realizados por Grinspun (1983, 2008, 2010, 2012). A pesquisa documental envolveu a apreensão das legislações que norteiam a implantação do Projeto Guaporé de Educação Integral no Estado de Rondônia e as atribuições do orientador educacional. A pesquisa de campo abrangeu entrevistas semiestruturadas com três orientadoras educacionais, duas na escola denominada “escola A” e uma na escola denominada “escola B”. Também englobou observação da rotina cotidiana das orientadoras. Através do materialismo histórico-dialético foi possível compreender a realidade histórico-concreta do trabalho da orientação educacional no Projeto Guaporé. Identificou-se, os desafios, sob a perspectiva da educação integral politécnica, entre os quais estão, o de superar as rupturas entre concepção e execução da proposta de educação integral nas escolas estudadas, bem como o reflexo destas rupturas nas atividades e atribuições desenvolvidas no cotidiano da orientação educacional. Do mesmo modo como continua sendo um desafio, o trabalho de intervenção educativa nas dificuldades de aprendizagem, na orientação profissional e na formação para uma cidadania emancipatória.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Integralpt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectPolitécnicapt_BR
dc.titleDesafios da orientação educacional na educação integral em Rondônia: uma perspectiva sob o olhar da educação integral politécnicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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