Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3436
Título: O imigrante haitiano: a identidade linguística e o contexto universitário na Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus José Ribeiro Filho
Autor(es): Tavares, Elyzania Torres
Palavras-chave: Imigração
Língua
Interculturalidade
Data do documento: 2021
Citação: TAVARES, Elyzania Torres. O imigrante haitiano: a identidade linguística e o contexto universitário na Fundação Universidade Federal de Rondônia – Campus José Ribeiro Filho. 2021. 119f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Resumo: O contexto da colonização, os impactos da pós-colonização e como se deu o processo da descolonização no Haiti deixou marcas intrínsecas de sofrimento na vida de muitos sujeitos haitianos. Para discutir essa questão, destacamos como abordagem metodológica uma revisão da literatura, a partir de teóricos como Frantz Fanon em Os Condenados da Terra (1960) e Pele Negra, Máscaras Brancas (1952), que inspira a problematizar a questão da colonização e pós-colonização. Em consonância com este, abordamos, também os postulados de Achille Mbembe, em Crítica da Razão Negra (2019), que nos leva construir outro gesto de interpretação, acerca do processo migratório dos haitianos, a partir da colonização e descolonização nas colônias francesas como o Haiti. Ainda nesse contexto, ingressamos na diáspora presente no Haiti na percepção dos escritos de Dubois (2012), que discorre acerca dos entendimentos que se tem por diáspora. Ainda nessa temática, utilizamos os escritos de Silva e Corsini (2019). O processo de diáspora se reflete de forma intensa na identidade desses sujeitos, que a partir da pós-modernidade, abre um campo de discussão para a fragmentação desta identidade num mundo globalizado que altera as relações entre as pessoas. É nos escritos de Hall (2006) e Rajagopalan (2003a, 2003b, 2003c), que temos maior clareza acerca do processo de formação da identidade desses sujeitos, de modo que, para compreendê-los no contexto da Universidade, há que se considerar todos os fatores mencionados, além de se fazer necessário que o processo de ensino e aprendizagem se dê a partir de uma prática docente que leve em conta o contexto histórico e social do discente imigrante. O trabalho em questão foi pautado pelo dispositivo analítico concernente da Análise de Discurso de linha francesa na ótica de Pêcheux (1995), Orlandi (2015) e Maingueneau (2015) que nos possibilitam ir além das palavras proferidas pelos nossos entrevistados acerca do acolhimento na instituição, fator preponderante para compreendermos o processo de ensino e aprendizagem, bem como, o desenvolvimento de relações interpessoais dos agentes que constituem a Instituição, a partir de um contexto histórico e social em que o sujeito não é um mero enunciador, mas um sujeito imbuído de conhecimento e formações ideológicas que o atravessaram desde o momento de sua constituição.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Prof.ª Dr.ª Marília Lima Pimentel Cotinguiba.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3436
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.