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https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3451
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Márcia Sousa de | - |
dc.date.accessioned | 2021-11-10T14:42:33Z | - |
dc.date.available | 2021-11-10T14:42:33Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Márcia Sousa de. Educação na fronteira Guajará-Mirím/Guayaramerín (Brasil/Bolívia): a inserção de estudantes bolivianos do ensino médio em escolas públicas estaduais de Guajará-Mirim-RO. 2019. 97f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3451 | - |
dc.description | Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientadora: Prof.ª Dra. Aparecida Luzia Alzira Zuin. | pt_BR |
dc.description.abstract | O direito à educação está no rol dos Direitos Sociais garantidos pela Constituição Federal de 1988, em seu art. 6º, e reforçado no art. 205 da Carta Magna, além de estar assegurado em âmbito internacional através do Princípio 7 da Declaração dos Direitos da Criança, de 1959, que confere o direito à educação em condições de iguais oportunidades. A fim de conferir como se dá o cumprimento desse direito, a presente dissertação de mestrado tem como objetivo verificar o processo de inclusão de estudantes bolivianos do Ensino Médio na zona de contato (PRATT, 1991) localizada na fronteira Brasil/Bolívia, entre as cidades gêmeas de Guajará-Mirim e Guayaramerín. Propôs ainda identificar possíveis ações ou Políticas Públicas Educacionais desenvolvidas na escola que visam promover a permanência e o progresso escolar do estudante imigrante, além de compreender como se desenvolve o fator cultural representado pelo multiculturalismo, a interculturalidade (CANCLINI, 2015), bilinguismo e a translinguagem (CANAGARAJAH, 2013) e (GARCÍA, 2014) advindos da convivência entre estudantes brasileiros e bolivianos resultante do hibridismo (CANCLINI, 2015) das culturas brasileira e boliviana. Nessa pesquisa, o processo de integração articulado entre os países que compõem o Mercosul em âmbito educacional, em especial os projetos desenvolvidos entre o Brasil e a Argentina, serviu como aporte para demostrar a importância da educação no desenvolvimento da região a partir da Política Linguística implementada pelo bloco com a implantação do Programa Escolas Bilíngues de Fronteira (PEBF). Enquanto método de análise, a triangulação das diferentes informações foi realizada a partir da análise textual discursiva proposta por Demo (1995), dos dados qualitativos e quantitativos coletados por meio de pesquisa de campo realizada em uma escola da rede pública estadual na área urbana do município de Guajará-Mirim, estado de Rondônia, cuja prioridade está no caráter qualitativo dos dados a partir de um questionário semiestruturado composto por questões abertas e fechadas aplicado a quatro estudantes bolivianos, em um universo de sete, e análise documental do Projeto Político da escola pesquisada, constituindo a base empírica da pesquisa. É conclusivo que a integração na América Latina precisa passar por um processo de intensificação, pois mostra um discreto avanço e no âmbito educacional essa espera pode acarretar muitos prejuízos como reprovação e evasão dos estudantes bolivianos nas escolas públicas de ensino médio de Guajará-Mirim/RO. | pt_BR |
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dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Fronteira | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.title | Educação na fronteira Guajará-Mirím/Guayaramerín (Brasil/Bolívia): a inserção de estudantes bolivianos do ensino médio em escolas públicas estaduais de Guajará-Mirim-RO | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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