Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3466
Título: Impactos linguísticos e culturais no acolhimento de alunos migrantes
Autor(es): Coelho, Maria Inês
Palavras-chave: Migrante
Diversidade linguística
Língua
Data do documento: 2021
Citação: COELHO, Maria Inês. Impactos linguísticos e culturais no acolhimento de alunos migrantes. 2021. 88f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Resumo: O aumento da migração para o estado de Rondônia tem despertado o interesse de vários pesquisadores da região sobre essa temática. Com isso, esta pesquisa busca analisar os impactos linguísticos e culturais desencadeados no processo de acolhimento de alunos migrantes e refugiados nas escolas da rede pública municipal e estadual, em Porto Velho. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, utilizando como fonte principal para coleta de dados os questionários e entrevistas realizadas com gestores escolares e docentes de escolas públicas. Para tanto, a pesquisa buscou dialogar com estudiosos do assunto, partindo da diáspora (HALL, 2003), a diversidade cultural (FLEURI, 2003; MOREIRA, 2004), interculturalidade e educação (CANDAU, 2008; SACAVINO, 2012), interculturalismo crítico (WALSH, 2009), entre outros. Além desses temas, destacamos também as legislações pertinentes e os documentos escolares disponibilizados pelas secretarias de educação, para saber como vem ocorrendo o alcance desses alunos migrantes e refugiados nas aulas remotas, e se há um planejamento diferenciado nas aulas ofertadas. Esta pesquisa pretende contribuir para reflexão acerca da importância de se estabelecer projetos e ações de recebimento e integralização do aluno migrante no ambiente escolar, visando despertar para a necessidade de se elaborar proposta curricular que oriente na construção de planos de curso, com uma abordagem curricular multicultural crítica, com vista à valorização linguística e cultural dos migrantes e refugiados.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientadora: Profa. Dra. Odete Burgeile.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3466
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.