Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3475
Title: As hashtags da rede social Twitter: proposta inicial para uma classificação a partir de uma análise sintática
Authors: Sales, Célia dos Santos
Keywords: Hashtags.
Twitter
Classificação
Issue Date: 2021
Citation: SALES, Célia dos Santos. As hashtags da rede social Twitter: proposta inicial para uma classificação a partir de uma análise sintática. 2021. 91f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Abstract: Esta dissertação tem por objetivo investigar e analisar os processos gramaticais de formação das hashtags em português, a fim de propor uma classificação a partir de uma análise sintática. Deve-se destacar, de início, que hashtag tem a função de, a princípio, associar uma determinada informação a um assunto ou uma discussão de uma rede social. Caracteriza-se em termos de forma a uma sequência de caracteres alfanuméricos precedida pelo símbolo #. Estruturas como #SomosTodosMacacos, #Covid19Brasil, #BomDia e #Brasil, por exemplo, exemplificam esse fenômeno da linguagem. O interesse por esse objeto de pesquisa surgiu a partir da popularidade desse tipo de marcação nas diversas plataformas sociais digitais, constituindo-se como uma estratégia linguística presente em variadas redes sociais, manchetes, publicidades, slogans políticos, programas de TV e outdoors, por exemplo. Tudo isso, a meu ver, constitui-se em razões suficientes para merecer atenção científica. Devido à sua abrangência, em termos metodológicos, foram consideradas apenas as hashtags em língua portuguesa que alcançaram na rede social Twitter os Trendings Topics mensais nos anos de 2013 e 2020, perfazendo um total aproximado de 500 hashtags analisadas. Como resultado de análise sintática, propus que as hashtags devem ser classificadas em três tipos, a saber: (i) expressões verbais – em suas formas nominais e nos modos imperativo e indicativo; (ii) expressões nominais – não modificadas e modificadas por complemento ou adjunto; e, por fim, (iii) expressões com períodos incompletos.
Description: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Quesler Fagundes Camargos.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3475
Appears in Collections:PPGL/PVH - Mestrado em Letras (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertacao.pdf3,16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.