Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3476
Título: O Projeto Viveiro Cidadão e suas ressonâncias no discurso do agricultor familiar da Zona da Mata rondoniense
Autor(es): Lima, Natália Leite
Palavras-chave: Discurso ambiental
Efeitos de Sentido
Memória discursiva
Data do documento: 2021
Citação: LIMA, Natália leite. O Projeto Viveiro Cidadão e suas ressonâncias no discurso do agricultor familiar da Zona da Mata rondoniense. 2021. 109f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Resumo: O objetivo deste estudo foi analisar os discursos de agricultores familiares da Zona da Mata rondoniense (ZMR) cujas propriedades rurais foram contempladas com ações do projeto socioambiental Viveiro Cidadão. O projeto foi desenvolvido pela Organização da Sociedade Civil Ação Ecológica Guaporé (Ecoporé) e teve como principal meta recuperar áreas de preservação permanente e reservas legais degradadas na ZMR. A presente pesquisa buscou identificar os efeitos de sentido produzidos pelos produtores rurais em relação ao meio ambiente e seu entorno a partir de um corpus constituído por depoimentos e entrevistas. Também foram investigadas as relações interdiscursivas existentes em seus discursos, bem como analisado o funcionamento ideológico que se materializa no discurso ambiental. Dentre os elementos analisados, destacou-se: as possíveis relações interdiscursivas que emergem na fala do produtor; aspectos de seu discurso que se relacionam, parafrasticamente ou em contradição, com o projeto executado; a memória discursiva que se constitui nos depoimentos; indícios, no discurso, de um processo de ressignificação de valores e representações correlacionados com as ações realizadas pelo projeto. Os critérios de análise fundamentaram-se na Análise do Discurso francesa, a partir de conceitos desenvolvidos, sobretudo, por Michel Pêcheux (2014, 2015) e Eni Orlandi (1989, 1996, 2003, 2005 e 2007). A pesquisa também apresentou conceitos de outros estudiosos, como Dominique Maingueneau (2008), com sua definição de dêixis discursiva, e Jean-Jacques Courtine (2014), com sua teorização acerca da memória discursiva, conceitos estes que julgamos importantes para a compreensão do funcionamento discursivo presente nas entrevistas dos produtores rurais. Como revisão de literatura, trazemos autores que discutem a temática da sustentabilidade como Henrique Leff, Ignach Sachs, além de mencionarmos alguns trabalhos relevantes da Análise do Discurso que tratam da relação ideologia, sujeito e meio ambiente, a fim de que se possa ampliar nossa discussão. O projeto socioambiental executado pela ONG produz dados efeitos de sentido e o sujeito agricultor, em seu discurso, retorna a um já-dito, a outros dizeres constituídos no interdiscurso, que atuam para validar seu posicionamento. Isso, quando relacionado ao processo de aquisição da propriedade rural e ao desmatamento vinculado, perpassa as redes de memórias em que os sentidos são estabelecidos a partir da tensão entre o sujeito e o discurso do outro. Na constituição do sujeito agricultor, pôde-se notar vários indícios do funcionamento dos Aparelhos Ideológicos do Estado que entram em jogo no campo ambiental, o que nos levou a identificar algumas contradições relacionadas ao modo como o meio ambiente e a relação com a terra são representados nos discursos destes agricultores.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Lucas Martins Gama Khalil.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3476
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertao.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.