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dc.contributor.authorStangue, Rosemeri Krumenaur-
dc.date.accessioned2021-12-10T15:29:31Z-
dc.date.available2021-12-10T15:29:31Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSTANGUE,Rosemeri Krumenaur. A escrita na perspectiva histórico-cultural: uma intervenção com acadêmicos de pedagogia de Ariquemes (RO). 2019. 149f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3479-
dc.descriptionDissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Educação (PPGE), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Educação. Orientador: Prof. Dr. Rafael Fonseca de Castro.pt_BR
dc.description.abstractDificuldades na expressão escrita são comuns em todos os níveis do sistema educacional brasileiro. Este fato torna-se ainda mais preocupante quando relacionado a acadêmicos de Pedagogia, futuros professores alfabetizadores. Partindo deste preocupante cenário, elegeu-se a seguinte questão de pesquisa: em que medida uma intervenção pedagógica sistematizada possibilita o aprimoramento da produção escrita de acadêmicos de Pedagogia? Diante deste questionamento, a presente pesquisa objetivou planejar, implementar e avaliar uma intervenção constituída por uma proposta didática para o aprimoramento da escrita de acadêmicos de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior de Ariquemes (RO). A pesquisa, de abordagem qualitativa, do tipo intervenção pedagógica, efetivou-se no período de setembro de 2018 a março de 2019. Fundamentou-se nos pressupostos teórico-metodológicos da Teoria Histórico-Cultural da Atividade, com foco nos conceitos vygotskianos de mediação, consciência e controle, somados a pressupostos da Linguística Textual e em diálogo com pesquisas recentes sobre a temática. A intervenção caracterizou-se pela realização de práticas pedagógicas inovadoras relativas ao ensino da escrita, avaliadas ao final. Os participantes foram seis acadêmicos do 4º período de Pedagogia, selecionados intencionalmente segundo diagnósticos de desempenho quanto ao uso da escrita, realizados com toda a turma, a partir de critérios definidos pela pesquisadora e pela disponibilidade em participarem da investigação. A implementação ocorreu mediante intervenções da pesquisadora nos textos dos acadêmicos, ressaltando a importância da percepção dos próprios problemas e das dificuldades de escrita para que, então, fosse possível corrigi-los e controlá-los. Apoiou-se na orientação teórica da Linguística Textual, na qual o texto é considerado como mais que uma simples soma das frases, pois é produto de uma atividade verbal consciente, planejada e intencional, cujas características dependem de sua realização sociodiscursiva, conduzida por meio de conhecimentos linguísticos e aspectos histórico-culturais. Os instrumentos de coleta de dados foram: análise linguística dos textos produzidos pelos acadêmicos durante a pesquisa e duas entrevistas semiestruturadas realizadas online com os participantes. Os textos foram analisados mediante avaliação linguística e gramatical e as entrevistas via análise textual discursiva. A constituição das categorias seguiu pressupostos de Moraes, culminando em três: 1) Tomada de consciência sobre problemas na produção de textos escritos; 2) Controle e aprimoramento do ato de escrever; 3) Avaliação da intervenção pedagógica. Os resultados encontrados sugerem: (i) a ampliação da tomada de consciência acerca dos problemas de escrita por parte dos acadêmicos; (ii) sua percepção acerca da necessidade de revisar os textos, bem como preocupação em transmitir informações coesas e precisas aos interlocutores; (iii) seu entendimento sobre a importância de conhecer os conteúdos científicos de língua portuguesa e sua aplicabilidade na escrita, de forma contextualizada; (iv) aumento de suas possibilidades de controle diante de aspectos relacionados à produção de textos, em especial, acerca do uso da vírgula, do ponto-final e de conectivos; (v) avaliação positiva da intervenção realizada, reforçando a importância de ações pedagógicas sistematizadas para o ensino da escrita, associando as normas da língua padrão à produção textual, tendo em vista que os resultados desta investigação evidenciam que a intervenção realizada contribuiu para a melhora da capacidade de escrita de seus participantes. Espera-se que esse processo pedagógico-interventivo possa contribuir para o desenvolvimento de outras ações pedagógicas para o ensino da escrita.pt_BR
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dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLinguagem escritapt_BR
dc.subjectIntervenção pedagógicapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleA escrita na perspectiva histórico-cultural: uma intervenção com acadêmicos de pedagogia de Ariquemes (RO)pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Educação (Dissertações)

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