Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3509
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Márcia Regina de Souza-
dc.date.accessioned2022-01-14T15:05:08Z-
dc.date.available2022-01-14T15:05:08Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSILVA, Márcia Regina de Souza. Educação do campo, etnomatemática e BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção de orientações curriculares de matemática para os anos finais do Ensino Fundamental. 2021. 300 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3509-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática – PPGEM, da Universidade Federal Rondônia – UNIR, como parte dos requisitos para a obtenção do título de Mestre em Educação Matemática. Sob a orientador do Prof. Dr. Kécio Gonçalves Leite.pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo investigar o processo de elaboração coletiva de orientações curriculares de Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental de escolas do projeto Educampo, no município de Ji-Paraná/RO. A pesquisa se desenvolveu a partir da organização e realização de encontros de formação continuada de professores e professoras de Matemática que atuam nessas escolas, tendo como viés os princípios orientadores da Educação do Campo, da Etnomatemática e da Base Nacional Comum Curricular. Participaram da pesquisa três professores de escolas distintas. A pesquisa surgiu do anseio dos próprios professores e professoras, ao manifestarem o interesse em aprofundar o conhecimento quanto aos conteúdos oficiais de Matemática e sua vinculação às práticas sociais cotidianas. A metodologia foi de abordagem qualitativa, tendo como procedimento a pesquisa-ação. Utilizamos também pesquisas bibliográficas exploratórias, entrevistas, um questionário diagnóstico e um questionário para as considerações finais. Como método de análise, empregamos a perspectiva da análise de discurso de Michel Foucault, no sentido de expandir o campo de compreensão e significados, assumindo que a língua materializa o discurso, sendo ela um fato social, e que são os sujeitos históricos que constroem os discursos, por meio de seus enunciados. Os objetivos específicos delineados na pesquisa se configuraram em nós de uma rede, que se entrelaçaram na construção de cada um dos capítulos deste trabalho. Os encontros formativos se constituíram de um espaço reflexivo da prática e ressignificação de saberes. Destacamos o envolvimento, o comprometimento e a motivação dos sujeitos participantes da pesquisa, sentindo-se pertencentes na construção coletiva das orientações curriculares da Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental, que abarcam os princípios e concepções da Educação do Campo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-13T20:44:19Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Marcia_Regina_final.pdf: 4088679 bytes, checksum: 659d91e7e5350b40219fe111de65717c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-14T15:03:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Marcia_Regina_final.pdf: 4088679 bytes, checksum: 659d91e7e5350b40219fe111de65717c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-14T15:05:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Marcia_Regina_final.pdf: 4088679 bytes, checksum: 659d91e7e5350b40219fe111de65717c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-14T15:05:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_Marcia_Regina_final.pdf: 4088679 bytes, checksum: 659d91e7e5350b40219fe111de65717c (MD5) Previous issue date: 2021en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectFormação Continuada de Professorespt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.titleEducação do campo, etnomatemática e BNCC: reflexos de uma formação continuada de professores na construção de orientações curriculares de matemática para os anos finais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marcia_Regina_final.pdfDissertação3,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.