Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3517
Título: Práticas de gestão sustentável na Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Maio, Gabriela Fonteles
Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Indicadores de sustentabilidade
Data do documento: 2017
Citação: MAIO, Gabriela Fonteles. Práticas de gestão sustentável na Universidade Federal de Rondônia. 2017. 93f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável vêm sendo tratados pelos mais diversos setores da sociedade. O setor da educação está entre eles e apresenta um papel fundamental para a formação do cidadão, uma vez que seu objetivo vai muito além de transmitir conhecimentos intelectuais. Percebe-se que as Instituições de Ensino, dentre elas as IES, desempenham, também, um papel social e exercem influência na sociedade que estão inseridas, influenciando no crescimento econômico, político e social, tendo sua importância na obtenção da sustentabilidade nas organizações. Assim, é mister avaliar o quão sustentável são as ações e as atividades dessas instituições. Esse estudo objetiva, então, avaliar as práticas de gestão sustentável na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), através da percepção dos gestores da universidade,baseado no Método de Avaliação dos Indicadores de Sustentabilidade (M.A.I.S). Para tal, foram analisadas quatro dimensões de sustentabilidade: social, ambiental, econômica e cultural – cada uma delas com cinco indicadores. A pesquisa, respondida por gestores da UNIR, enquadra a Universidade na faixa considerada “insustentável”, sendo que os indicadores que mais contribuíram para esse resultado foram os da dimensão ambiental e da dimensão social. Analisar essas dimensões e seus indicadores permite a priorização para a ação corretiva ou preventiva na política organizacional em busca da melhoria contínua para o desenvolvimento sustentável. Como futura pesquisa sobre o tema, sugere-se que seja verificada a existência e, se for o caso, formas de comprovação de cada um dos 20 indicadores citados nesse estudo na Universidade Federal de Rondônia. Ou, ainda, a comparação direta da UNIR com outras Universidades do país pontuando o que já é feito com o que pode ser implantado na UNIR visando, com isso, uma gestão mais sustentável e comparando essa instituição com as outras universidades do Brasil.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3517
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.