Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3519
Título: Sustentabilidade nos cursos voltados à indústria de alimentos em Ariquemes-RO: avaliação a partir da análise dos PDI e PCC da Universidade Federal de Rondônia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia
Autor(es): Braga, Mayara Candido da Silva Muniz
Palavras-chave: Sustentabilidade
Dimensões da sustentabilidade
Documentos institucionais
Data do documento: 2017
Citação: BRAGA, Mayara Candido da Silva Muniz. Sustentabilidade nos cursos voltados à indústria de alimentos em Ariquemes-RO: avaliação a partir da análise dos PDI e PCC da Universidade Federal de Rondônia e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. 2017. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2017.
Resumo: A insustentabilidade do modelo de desenvolvimento da sociedade capitalista moderna vem mobilizando poderes públicos, organizações e organismos internacionais na busca por um novo modelo de desenvolvimento que respeite os limites ambientais e que seja mais justo socialmente. Como alternativa de redução dos diversos problemas associados a exploração desenfreada da natureza e a distribuição desigual das riquezas produzidas, tem-se buscado a sustentabilidade. Para atingir esse novo paradigma, criam-se leis, modelos de gestão e declarações de compromisso, em que o objetivo essencial é fazer com que países, organizações e pessoas não tenham como prioridade única os benefícios econômicos, mas que as vantagens ambientais e sociais também sejam avaliadas em conjunto, durante a tomada de decisão. Diante desse contexto, as instituições federais de ensino superior e profissionalizantes têm assumido um papel de destaque por serem organizações capazes de desenvolver e difundir novos conhecimentos e tecnologias e, também, pela possibilidade de conscientizar os discentes durante o processo educativo. Desta maneira, novos modos de agir e pensar são levados para a vida em sociedade e para outras organizações. Portanto, por meio deste estudo avaliou-se a sustentabilidade em duas dessas instituições federais de ensino (UNIR e IFRO), a partir da análise dos seus PDI e dos PPC de dois cursos voltados à indústria de alimentos em AriquemesRO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou como embasamento teórico fundamental as dimensões do Triple Bottom Line e os modelos de gestão sustentável elaborados por FerrerBalas (2002) e Couto et al. (2005). Os resultados demonstraram que ambas as instituições incluem a sustentabilidade e suas dimensões em seus documentos oficiais, embora, no geral, as duas organizações ainda precisem aumentar suas contribuições com vista a consolidação da sustentabilidade, principalmente no que se refere à organização, coordenação e divulgação das ações desenvolvidas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientadora: Profª. Drª. Mariluce Paes de Souza.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3519
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.