Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3524
Título: Gerenciamento de projeto de obras e serviços de engenharia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
Autor(es): Okamoto, Eduardo Yukio
Palavras-chave: Investimentos
Instituições de ensino superior
Gerenciamento de projeto
Data do documento: 2018
Citação: OKAMOTO, Eduardo Yukio. Gerenciamento de projeto de obras e serviços de engenharia na Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2018. 104f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: A Administração Pública do país vem passando por diversas alterações e melhorias em sua forma de gerir os recursos públicos arrecadados. Isso se dá pelo fato de que há uma maior transparência e cobrança de suas ações em relação aos investimentos em estruturas, contratações, serviços prestados, entre outros. Com isso, cobra-se um melhor planejamento de suas ações para que se evite má utilização dos recursos, e, além disso, há uma maior preocupação na qualidade dos serviços prestados ao público, como por exemplo, na educação superior. Por isso, foram realizadas grandes aplicações de verbas para ampliações, reestruturações e melhorias dos Instituições de Ensino Superior (IES) por todo o país nesses últimos tempos. Isso foi possível com a realização de contratações, através de processos licitatórios, de prestações de serviços para execução de obras e serviços de engenharia. Com o intuito de atender aos princípios de eficiência, eficácia e efetividade no alcance de resultados de qualidade, a administração pública obedece às exigências da Lei 8.666 de 21 de junho de 1993 – Lei de Licitação e Contratos da Administração Pública. A Universidade Federal de Rondônia, única universidade federal do Estado de Rondônia, recebeu parte desses investimentos realizados pela Administração Pública. Com isso, foi possível proporcionar melhorias e ampliações em suas estruturas. Para tanto, realizaram-se diversas contratações através de licitações durante o período de 2014 a 2016, sendo que esses serviços foram advindos das necessidades previstas no Plano de Desenvolvimento Institucional elaborado em 2014, com previsão dos serviços previstos para serem executados entre 2014 e 2018. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar e discutir o gerenciamento de projeto pertinente às fases preliminar e interna, que antecedem a fase externa da licitação, ou seja, na fase de estudos iniciais, planejamento e elaboração do edital. Para isso, a principal referência utilizada foi o guia Project Management Body of Knowledge que é uma referência em diversas empresas em todo mundo na questão de gerenciamento de projetos de processos dos mais diferentes tipos de situações. Utilizou-se procedimentos metodológicos de caráter exploratórios e descritivos, com base nos objetivos do trabalho. Além disso, foram utilizadas técnicas de pesquisas bibliográficas, documental e estudo de campo. Através desses estudos e pesquisas foi possível caracterizar os procedimentos e padrões adotados pela UNIR quanto as atividades desenvolvidas nas fases de destaque do processo licitatório para contratação de obras e serviços de engenharia. Observou-se várias contratações durante o período de 2014 a 2016, e assim, foram realizadas diversas análises que proporcionaram resultados positivos quanto a possíveis melhorias.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao de Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira Silva Neto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3524
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.