Please use this identifier to cite or link to this item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Jacinta dos Santos-
dc.date.accessioned2022-01-26T21:33:24Z-
dc.date.available2022-01-26T21:33:24Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Jacinta dos Santos. Ensino da hidrostática por meio de experimentos e histórias em quadrinhos. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física) – Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3528-
dc.descriptionDissertação apresentada ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) através do Polo do Campus de Ji-Paraná, da Universidade Federal de Rondônia - UNIR, como parte dos quesitos necessários para a obtenção do Título de Mestre em Ensino de Física, sob orientação do Prof. Dr. João Batista Diniz.pt_BR
dc.description.abstractTanto a teoria como a prática no ensino de Física não devem ser considerados divergentes, pois dinamicamente eles se completam. A Física é um instrumento de compreensão do mundo, mesmo presente em nosso cotidiano, no ensino ela é administrada de forma matematicalizada levando alguns estudantes a adquirir certa rejeição por ela, pois a parte da matemática é ensinada mesmo antes dos estudantes aprenderem seus conceitos. Para se evitar essas rejeições, deve-se começar por uma temática que possua uma linguagem comum ao docente e ao discente, que esteja no meio vivencial de ambos. O presente trabalho objetivou aplicar um produto educacional composto por um manual ilustrado de Hidrostática para o ensino e aprendizagem em Física, contendo uma História em Quadrinhos como recurso teórico complementar correlacionado com um roteiro experimental, ambos relacionados ao conteúdo de hidrostática para analisar se eles gerariam uma maior facilidade de aprendizagem. Neste trabalho o método utilizado foi uma pesquisa experimental, com caráter qualitativo, sendo também classificada como pesquisa de campo longitudinal, fundamentada na pedagogia vygotskyana na qual utiliza as interações socias como meio de ensino. O trabalho evidenciou indícios de que através da mediação utilizando a HQ e o roteiro experimental, assim como a interação entre todos, houve estímulos para a aprendizagem e consequentemente um aprendizado mais significativo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-26T21:27:51Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdf: 10286405 bytes, checksum: 8c5510a70b4ac38f7691547a2e629750 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-26T21:32:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdf: 10286405 bytes, checksum: 8c5510a70b4ac38f7691547a2e629750 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-01-26T21:33:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdf: 10286405 bytes, checksum: 8c5510a70b4ac38f7691547a2e629750 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-01-26T21:33:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdf: 10286405 bytes, checksum: 8c5510a70b4ac38f7691547a2e629750 (MD5) Previous issue date: 2020en
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectHidrostáticapt_BR
dc.subjectHistória em Quadrinhospt_BR
dc.subjectPrática Experimentalpt_BR
dc.titleEnsino da hidrostática por meio de experimentos e histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Appears in Collections:Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - Polo Ji-Paraná (Dissertações)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_JACINTA_DOS_SANTOS_SILVA.pdfDissertação10,05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.