Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3531
Título: Governança em instituições universitárias: um estudo comparativo entre duas Universidades Federais da Amazônia
Autor(es): Sodré, Jéferson Araújo
Palavras-chave: Universidade Federal de Rondônia
Universidade Federal do Amapá
Governança
Data do documento: 2018
Citação: SODRÉ, Jéferson Araújo. Governança em instituições universitárias: um estudo comparativo entre duas Universidades Federais da Amazônia. 2018. 123f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar as diferenças da estrutura de governança de duas universidades federais semelhantes que tornaram uma mais eficaz que a outra nos indicadores de gestão de Governança Pública do Tribunal de Contas da União. Este estudo se funda na singularidade das organizações universitárias dentro do universo organizacional dadas as características do seu público e serviço prestados, das reconfigurações estruturais do modelo de universidade no Brasil, no planejamento e qualidade dos serviços públicos e os ajustes do Estado brasileiro em direção a uma agenda reformista contínua de mudança nas suas organizações, de maior transparência e reconhecimento dos riscos na consecução dos seus objetivos. Para tanto, no plano metodológico, foi feito um estudo descritivo de corte transversal, de quali-quantitativa: qualitativo, ao se comparar a UNIR com uma instituição de referência em governança (Universidade Federal do Amapá – UNIFAP) que guarda similaridade em termos de tamanho e atuação institucional, para compreensão da governança institucional a partir de dados colhidos fornecidos pelas organizações ao Tribunal de Contas da União e ao Ministério da Educação; quantitativo, a partir da comparação dos valores dados às respostas fornecidas pelas duas organizações no Levantamento de Governança da Administração Pública Federal e na Sinopse Estatística da Educação Superior, a partir de um corte sincrônico. Os resultados apontam para necessidades de mudanças a serem insculpidas formalmente na proposição de ajustes na estrutura de governança disposta no Estatuto da UNIR, acompanhada de alterações na organização de papéis e competências voltadas a liderança, accountability e transparência; junto a isso, são necessários ajustes para melhor integração das informações, por meio da utilização de soluções tecnológicas no âmbito da organização. Informalmente, os dados apontam para a necessidade de mudanças na cultura organizacional orientadas pelo aprimoramento contínuo das estruturas e processos que conciliem a flexibilidade dos processos acadêmicos com a rigidez existente no âmbito administrativo.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Theóphilo Alves de Souza Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3531
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.