Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3533
Título: Princípio da eficiência no modelo logístico das inspeções de saúde dos servidores da Força Aérea Brasileira lotados na região norte
Autor(es): Barros, Renan Lima
Palavras-chave: Administração pública
Inspeção de saúde
Administração militar
Data do documento: 2018
Citação: BARROS, Renan Lima. Princípio da eficiência no modelo logístico das inspeções de saúde dos servidores da Força Aérea Brasileira lotados na região norte. 2018. 125f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2018.
Resumo: Este trabalho analisa se há indícios do cumprimento do princípio da eficiência na logística das inspeções de saúde dos servidores da Força Aérea Brasileira, lotados na Região Norte. Este estudo apresenta uma pesquisa descritiva-explicativa e bibliográfica, uma exploratória documental e, por fim, pesquisa de campo abrangendo três aspectos: eficiência social, a rede de transporte disponível em cada cidade estudada e rede médica em cada localidade alvo do estudo. A pesquisa descritivaexplicativa e bibliográfica traz o conceito de eficiência à luz do entendimento jurídico e gerencial; a documental, o papel institucional da Aeronáutica, sua divisão administrativo-operacional, as normas internas e externas que regem o Sistema de Saúde da Aeronáutica. Após modelado a logística atual de inspeção de saúde, o trabalho propôs um modelo logístico misto como o mais eficiente, onde em algumas cidades permaneciam usando o modelo atual, enquanto outras, ou receberiam visitas regulares de um médico da instituição, ou contratariam, no mercado local, clínicas particulares, obtidas pela pesquisa de campo, ou ainda, convênios com instituições públicas, em particular o Exército Brasileiro. Estimou-se uma redução de 58,55% do custo logístico atual, ou seja, R$ 158.279,81 de economia anual. Além da análise financeira da eficiência, este trabalho também fez análise da eficiência social através da pesquisa de campo. Nesta, com taxa de erro amostral de 15,32%, viu-se, através da percepção dos servidores inspecionados, não haver ganho prático em se avaliar, regularmente, servidores de algumas especialidades no quesito psiquiátrico. Contrassensos normativos que corroboram com o resultado da pesquisa empírica são confirmados pela documental. O trabalho conclui fazendo sugestões à burocracia, ao Controle Interno e propostas de novas pesquisas.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. José Moreira da Silva Neto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3533
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.