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Título: Olhares antropológicos para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Martins, Jessica Kariny
Palavras-chave: Antropologia
Educação
Cultura
Multiculturalismo
Data do documento: 2021
Citação: MARTINS, J. K.. Olhares antropológicos para o processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. 2021. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021
Resumo: Tendo em vista, a necessidade de compreender que a criança é um ser que tem características próprias e que cada pessoa humana se constrói em um ambiente sociocultural diferente, acreditamos que os conhecimentos antropológicos dedicados à educação se apresentam como um caminho para a existência de uma cultura de aceitação das diferenças. Assim, lançamos nossos olhares sobre o processo de ensino e aprendizagem na Educação Infantil, a fim de analisar se os estudos antropológicos contribuem para um melhor entendimento do ensino e da aprendizagem na Educação considerando a importância da prática docente fundamentada na valorização da diversidade cultural. Para tanto, é necessário estudar os conceitos da Antropologia e suas relações com a Educação Infantil; compreender aspectos históricos desta fase de escolarização e a evolução do conceito de criança/infância; identificar aspectos nos quais os estudos antropológicos podem contribuir para a melhoria da qualidade do ensino aprendizagem na educação infantil e valorizar os conhecimentos da Antropologia na formação do pedagogo. Realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico e relacionamos esse modo inclusivo de ver as crianças como pessoas únicas com a ação docente integradora e multicultural o que nos permitiu verificar possíveis benefícios que estes olhares relativizados pela cultura de cada criança podem trazer para seu desenvolvimento, pois na medida que desconsiderá-las como uma tábula rasa e valorizá-las como pessoas atuantes e capazes de construir sua história ,poderemos lutar por uma educação heterogênea que valoriza as diferenças que enriquecem, ao nosso ver, o processo de ensino aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa é importante para retratar a criança pertencente a uma cultura, e produtora da mesma, sendo necessária ser respeitada e ouvida. Autores como Juarez Dayrell, Philippe Aries, Zilma Ramos de Oliveira, Antônio Flávio Moreira e Vera Candau fundamentaram nossas análises teóricas bem como outros autores.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. Ma. Cláudia Justus Torres Pereira
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3541
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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