Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3547
Título: FACEBOOK: construção de um espaço público virtual para operacionalização de accountability com participação na Fundação Universidade Federal de Rondônia
Autor(es): Borba, Priscila de Oliveira
Palavras-chave: Accountability
Comunicação pública
Facebook
Data do documento: 2019
Citação: BORBA, Priscila de Oliveira. FACEBOOK: construção de um espaço público virtual para operacionalização de accountability com participação na Fundação Universidade Federal de Rondônia. 2019. 143f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2019.
Resumo: Nas últimas décadas, estudos que debatem sobre a necessidade de se promover a accountability e a participação no setor público vêm se intensificando nos cenários internacional e nacional. Com o advento da internet e das mídias sociais, tais discussões se ampliaram, principalmente, devido ao fato de essas plataformas possuírem affordances, que privilegiam o diálogo e a interação e, além disso, de terem potencial para alterar o processo de comunicação entre Estado e sociedade. A partir desse contexto, esta pesquisa tem como objetivo analisar se, e, em que medida, a gestão da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) utiliza o Facebook para a promoção de accountability com participação e propor recomendações para a adoção de práticas ou melhorias na utilização dessa rede social com essa finalidade. De maneira complementar, foram verificados, também, os processos e as práticas de comunicação pública empreendidos pela instituição. Para o cumprimento desses propósitos, utilizou-se, na abordagem metodológica, o pressuposto filosófico pragmático, o método de pesquisa qualitativo e, como estratégia de pesquisa, o estudo de caso único. A coleta e a análise dos dados foram executadas em dois momentos distintos: i) diagnóstico dos posts realizados no Facebook da UNIR; e ii) análise das fanpages dos conteúdos postados pelas universidades pesquisadas para benchmarking das práticas realizadas de accountability e participação. Na primeira fase, a coleta de dados recorreu à análise documental, à observação participante e à observação on-line. Na segunda fase, empregou-se a observação on-line. A análise dos dados, nos dois momentos destacados, utilizou a técnica de categorização, sendo que seu processo de desenvolvimento ocorreu a partir do referencial bibliográfico, realizando-se, assim, a análise de conteúdo dos posts feitos nas fanpages das universidades. Os resultados obtidos demonstraram que a UNIR utiliza o Facebook para promover a transparência, proporcionando uma comunicação de mão única e apenas divulgando as informações dos atos praticados para a sociedade, sendo assim, não foram encontrados indícios de participação. Como recomendação, foi proposto que a UNIR desenvolva melhorias na transparência, ampliando as informações divulgadas e direcionando posts no Facebook que promovam o envolvimento do cidadão. Além disso, sugeriu-se que a instituição implementasse a participação por meio de parceria, colaboração e propriedade conjunta. Caso as recomendações sejam implementadas, vislumbra-se que a universidade objeto deste estudo seja uma instituição mais transparente, participativa e inovadora, além de possuir mais legitimidade e credibilidade perante o cidadão. De maneira complementar, a sociedade representada neste caso pelos atores que seguem o Facebook da UNIR, será composta de indivíduos mais conscientes, engajados, empoderados, construindo-se, desse modo, uma sociedade mais democrática.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Erasmo Moreira de Carvalho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3547
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.