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Título: A trajetória da mulher na educação brasileira: traços da história
Autor(es): Oliveira, Laudicéia Alves de
Palavras-chave: Mulheres
Educação
Brasil
Data do documento: 2021
Citação: OLIVEIRA, L. A.. A trajetória da mulher na educação brasileira: traços da história. 45 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Vilhena, 2021
Resumo: O presente trabalho trata se da tentativa de elucidar a trajetória educacional da mulher brasileira que ao longo dos anos romperam barreiras características depreciativas que limitavam o papel da mulher entre cuidar da limpeza de casa, do marido e dos filhos, tratada com preconceito, discriminada e desvalorizada socialmente por tantos anos. Assim vi a necessidade de pesquisar essa temática, nasce então à oportunidade de compreender traços relevantes sobre essa temática, em que relata sua própria trajetória educacional. Mesmo tendo sido excluídas, discriminadas e desvalorizadas socialmente por tantos anos E foi a partir disso, que traçamos alguns objetivos e realizei uma breve conceituação da mulher na educação brasileira, a fim de compreender o papel social e o cotidiano da delas até os dias de hoje. Apresentei os avanços que as mulheres tiveram no contexto da educação daquele período até os nossos dias, e analisar suas contribuições e conquistas, Dessa maneira nos instigamos a compreender como foi sendo constituída a trajetória de Educação das Mulheres no Brasil, utilizamos fontes bibliográficas como a autora e pesquisadoras do tema Del Priore (2004). E outros teóricos como Michelle Perrot (2007); Pinsky, Carla Bassanezi (2014). Priore nos mostrou que a história das mulheres era também da família dos filhos, sociedade, trabalho, da sexualidade e da cultura trazida através dos tempos. O livro "História das Mulheres no Brasil" organizado Mary Del Priore (2004), reúne 20 artigos de vários autores, sobre as mulheres brasileiras de diversas épocas, diversos locais e diversas classes sociais. As mulheres hoje ocupam posições de liderança em todas as áreas do conhecimento. Porém ao revisitarmos a história percebemos o quanto a trajetória de mulheres que lutaram pela educação, uma grande conquista das mulheres após o letramento foi à valorização social, com o pequeno crescimento de igualdade de oportunidades para atuarem em espaços que antes só aram ocupados por homens. Logo, concluímos que as conquistas sociais das mulheres ampliaram os direitos, a cidadania e a emancipação delas, reconhecendo-as como cidadãs de direitos e igualdade de superação da ideia de submissão de mulheres no decorrer da história.
Descrição: Monografia apresentada ao Departamento de Ciências da Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Vilhena, como requisito final para obtenção do título de Licenciatura em Pedagogia. Orientador (a): Profa. M.ª Daiane Trindade da Silva
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3558
Aparece nas coleções:DACED/VHA. Licenciatura em Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso)

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