Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3571
Título: A força da mulher na Amazônia de Milton Hatoum: um processo evolutivo de descrição em perspectiva com antecedentes da literatura brasileira
Autor(es): Jesus, Andressa Rodrigues de
Palavras-chave: Mulher amazônida
Cultura brasileira
Análise político-cultural
Data do documento: 2021
Citação: JESUS, Andressa Rodrigues de. A força da mulher na Amazônia de Milton Hatoum: um processo evolutivo de descrição em perspectiva com antecedentes da literatura brasileira. 2021. 97f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir), Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa examina quatro obras do escritor manauara Milton Hatoum, através de uma perspectiva político-cultural, com a finalidade de demonstrar diferenciais acerca da força das suas personagens mulheres, traçando um itinerário contrastivo e analítico no interior da Literatura brasileira, querendo alcançar referenciais históricos e regionais. Autor de romances, contos e crônicas, com forte trânsito em documentários e nas mídias sociais, de trajetória literária acadêmica e internacional, as suas primeiras obras romanescas, Relato de um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008), servem aqui de fonte para uma interpretação lítero-cultural e política da mulher na Amazônia. Realça-se em primeiro plano um projeto literário autoral que evolui com tendências memorialistas e históricas, por meio dos quais Hatoum nos apresenta uma sociedade da Manaus ao longo do século XX, caracterizando-a de forma crítica, abordando alguns aspectos sociais, políticos e culturais que reforçam uma ideia de singularidade amazônica. Percebe-se que a força da mulher centralizará a sua atenção, como temática importante das suas obras, a partir de citações que expõem as marcas da dominação, da manipulação e da superação das figuras femininas, em que o amazonense Hatoum parece querer liberar-se dos estereótipos nacionais. Este trabalho possui como fundamentação teórica leituras de Terry Eagleton e de Antonio Candido, possibilitando uma análise político-cultural dos principais textos do autor Milton Hatoum. Ao cotejar as personagens femininas de Hatoum às suas congêneres de obras nacionais selecionadas, dos séculos XIX e XX, percebese o forte diferencial impresso na personalidade das amazônidas, ainda que sofram, realizemse ou sucumbam, no contato com a sociedade e com a natureza, como destino irresistível. Com uma abordagem político-culturalista, as reflexões deste texto deslocam-se do social ao cultural e do histórico ao político, observando a maneira de descrever de Hatoum, cuja narrativa engajada permite compreender o processo desencadeado pela relação intercultural entre autóctones e árabes, apresentando como resultantes mulheres que, mesmo expostas a situações limite, econômicas, culturais e sociais, logram demonstrar a sua característica diferencial, que é o alicerce deste trabalho: demonstra uma força maior do que as suas símiles nacionais, que não alcançaram tal força, neste modelo narrativo promovendo a imagem de uma mulher que seria mais obstinada na Amazônia.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador: Prof. Dr. Júlio César Barreto Rocha.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3571
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.