Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3572
Título: A categoria trabalho na produção literária romanesca de Milton Hatoum: tipos de trabalho e de produção na Amazônia
Autor(es): Lira, Aldízio Francisco
Palavras-chave: Análise político-cultural
Cultura
Produção
Data do documento: 2022
Citação: LIRA, Aldízio Francisco, A categoria trabalho na produção literária romanesca de Milton Hatoum: tipos de trabalho e de produção na Amazônia. 2022. 190f. Dissertação (Mestrado em Letras), Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2022.
Resumo: Por meio da pesquisa que originou a presente dissertação, foram abordados quatro romances de Milton Hatoum, analisando -se diversas ocorrências nas obras acerca da tipificação de trabalho e modos de produção encontradiços na Amazônia, segundo descrição do Autor amazonense. As diversas categorias de trabalho levantadas e usadas por Hatoum permitiram compreender a relação entre trabalhadores, sejam patrões, proprietários ou empregados, evidenciada nas obras, bem como similaridades e dissimilaridades entre modos de produção, traçando uma correlação com os tempos atuais, contornando-se qualquer desvio de um anacronismo qualquer, por meio de técnicas de análise comparativa, onde foram evidenciadas seis categorias de trabalho, antagônicas entre seus pares (infantil/adulto, urbano/rural e indígena/ribeirinho). Partiu-se da premissa de que a categoria Trabalho possui particular relevo na produção literária romanesca de Milton Hatoum, por encaminhar um dos mais importantes núcleos de observação do Autor no seu itinerário descritivo-argumentativo sobre diversas comunidades amazônidas. Possibilita-se, por meio da técnica de Análise do Discurso e do uso de uma metodologia que contemplou a abordagem político -cultural de Terry Eagleton, obter uma descrição das posturas de Hatoum que caracterize espaços, na cidade de Manaus, sobretudo, em que os embates dos personagens sejam cotejados com alguma legislação social vigente, e com isso criticando elementos evidentes de uma sociedade retratada cujas contradições e inconsistências no seu funcionamento declarado, aparente na realidade ficcionada, estão presentes, seja em decorrência do enredo de Hatoum, seja pela concretud e da realidade amazônica descrita. Em consonância, o conceito filológico de comunidades de relações privadas, aplicado por Júlio Rocha, auxiliou na compreensão da participação das comunidades indígenas, ribeirinhas e migrantes nos romances do escritor em análise.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Letras. Orientador(a): Prof. Dr. Júlio César Barreto Rocha; Coorientador(a): Prof.ª Dra. Auxiliadora dos Santos Pinto.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3572
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Letras (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.