Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3578
Título: Análise socioambiental do alto curso da bacia hidrográfica do Rio Purus: porção Acre
Autor(es): Silva, Giulle do Nascimento e
Palavras-chave: Planejamento ambiental
geoprocessamento
uso e ocupação
Data do documento: 2021
Citação: SILVA, Giulle do Nascimento e. Análise socioambiental do alto curso da bacia hidrográfica do Rio Purus: porção Acre. 2021. 90 f. Dissertação (Mestrado Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação Dos Recursos Hídricos) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021
Resumo: A bacia hidrográfica é uma unidade físico natural da paisagem representada por um conjunto de terras drenadas por um corpo d’água principal e seus afluentes. A determinação de seus componentes é uma etapa fundamental para o gerenciamento e manejo dos recursos hídricos, uma vez que é reconhecida por lei federal como a unidade espacial para implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e atuação do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídrico. A bacia do Rio Purus é formada por vários afluentes que ao longo das regiões, em que ocorre, traçam um perfil de relação com: ecossistemas naturais de rica biodiversidade; comunidades tradicionais; áreas ocupadas por pequenos a grandes centros urbanos; atividades econômicas entre outros. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar um diagnóstico socioambiental da porção do alto curso da Bacia Hidrográfica do Rio Purus - AC, como forma para subsidiar ações futuras de planejamento e conservação ambiental da bacia. É uma bacia transfronteiriça, com sua origem no Peru e tem uma área aproximada de 63.000 km². No estado do Acre, a mesma serve como uma grande via de navegação, para a prática da pesca, e as margens da bacia encontramos um número elevado de comunidades originárias e assentamentos agrários. Aliado a tudo isso, ainda se tem o crescimento das atividades agropecuárias. Para a coleta de dados foram utilizadas imagens de satélite como Landsat, banco de dados do IBGE (2020) e o Atlas de Geodiversidade da CPRM (2015) para a produção dos mapas e caracterização física e de uso e ocupação. Os resultados alcançados, revelam que a Bacia do Rio Purus fisicamente possui uma formação geológica sedimentar, com predominância da Formação Solimões, que seu relevo apresenta uma declividade entre 0 a 20 graus, e que os Domínios de Colinas Dissecadas e Morros Altos são predominantes, formando uma área aplainada. Os solos presentes na Bacia são em sua grande maioria formação sedimentar de fertilidade variante. Quanto ao uso e ocupação é notório a preservação da área de estudo, pois a mesma possui uma Formação Florestal de 85,59%, no entanto, a fronteira agrícola vem avançando a qual subiu de 8,63% em 2009, para 12,59% em 2019. O plano de bacia é importante para que se mantenha a boa qualidade dos recursos naturais.
Descrição: Dissertação apresentada ao PROFÁGUA – Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Gestão e Regulação dos Recursos Hídricos. Sob a orientação da Profª. Marta Silvana Volpato Scotti e co-orientação do Prof. Anderson Augusto Volpato Scotti.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3578
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_GIULLE_DO_NASCIMENTO_E_SILVA.pdfDissertação17,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Produto_dissertacao.pdfProduto3,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.