Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3582
Título: Estudo de vazios urbanos no contexto portovelhense com base na Teoria U
Autor(es): Souza, Cláudio Maurício Simões de
Palavras-chave: Gestão urbana
Teoria U
Inovação
Data do documento: 2021
Citação: SOUZA, Cláudio Maurício Simões de. Estudo de vazios urbanos no contexto portovelhense com base na Teoria U. 2021. 133f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Porto Velho, 2021.
Resumo: Esta pesquisa é sobre a gestão urbana e busca apresentar inovações na administração pública municipal face a gestão de vazios urbanos. Busca-se confrontar as ações específicas frente ao arcabouço normativo e as ações de gestão para a integração da tríade território, povo e poder. O problema considerado é: como é a gestão do governo local para a solução de questões relativas aos vazios urbanos, no contexto da função social da cidade? Para a resposta deste questionamento apresenta-se o seguinte objetivo geral, a partir do recorte espacial no bairro Centro da cidade de Porto Velho, propor a inovação na gestão urbana municipal por meio da Teoria U, baseando-se na aplicabilidade dos instrumentos legais promotores da função social da cidade. Para tanto, seguem-se os seguintes objetivos específicos: caracterizar a gestão local em face dos vazios urbanos, o seu contexto de ordenamento jurídico na função social da cidade (1); identificar, com base no conceito de vazio urbano e das legislações aplicáveis, as áreas passíveis de intervenção municipal no bairro Centro da cidade de Porto Velho (2); e identificar a inovação com base na Teoria U face a contingência na gestão urbana (3). Como suporte teórico tem-se a Teoria da Contingência, que dá apoio à interpretação do ambiente gerencial urbano; a Teoria U serve de sustentação para a proposta de inovação frente aos resultados encontrados. A pesquisa utiliza o Método de Análise de Conteúdo, sendo de natureza mista; tratando-se de uma pesquisa intervencionista, onde adota-se o tratamento de dados qualitativos e quantitativos, com uma abordagem sequencial aplicada, descritiva, com coleta de dados primários e secundários por intermédio de portais eletrônicos, bem como consulta documental e uma pesquisa de campo com registros fotográficos. Os resultados apontaram para que, mesmo com a previsibilidade em instrumentos normativos, falta a aprovação de legislação específica para a mitigação dos vazios urbanos no município de Porto Velho. Diante deste cenário, é possível inovar ao realizar uma liderança pela percepção e realização do futuro emergente.
Descrição: Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (PROFIAP), na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), como requisito final para obtenção do título Mestre em Administração. Orientador: Prof. Dr. Flávio de São Pedro Filho.
URI: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3582
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública (Dissertações)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação.pdf11,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.