Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Inamaren Peres | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T16:17:00Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T16:17:00Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, Inamaren Peres. Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científico. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Ji-Paraná, Ji-Paraná, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/3585 | - |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao Departamento Acadêmico de Ciências Humanas e Sociais da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus de Ji-Paraná, como parte dos quesitos para obtenção do Título de Bacharel em Pedagogia, sob orientação do Prof. Dr. Alberto Dias Valadão. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indisciplina na escola ao longo dos anos tem sido objeto de estudo e discussões, sendo considerada como um dos principais empecilhos para os/as professores(as) em sala de aula, causando até o abandono da profissão. A pesquisa foi realizada por meio de um levantamento de dados bibliográficos e análise de dados dos artigos científicos publicados em qualis periódicos, classificados como A1 e A2, no período de 2013 a 2020. Assim, foram identificados o total de 14 periódicos e 35 artigos classificados como A1 e, 23 periódicos e 67 artigos classificados como A2. Este estudo teve como objetivo identificar as principais causas e sugestões para a redução da “Indisciplina Escolar nos anos iniciais do ensino fundamental” no Brasil. Os dados evidenciaram a necessidade de refletir sobre o processo de socialização, além de enfatizar a importância da participação da comunidade para a minimização dos problemas disciplinares. Entretanto, os trabalhos indicaram que para os/as docentes os conflitos em sala de aula ainda são centrados na família e no estudante. Também foi visível as divergências existentes nos conceitos de indisciplina escolar, apesar dos artigos utilizarem como referencial teórico os mesmos autores. Os resultados preliminares explicitaram a importância em desenvolver fóruns e assembleias com as crianças, propiciando momentos de discussão sobre as regras e normas que vão reger os comportamentos dos estudantes ao longo do ano letivo. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-23T16:08:12Z No. of bitstreams: 1 TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf: 645876 bytes, checksum: 07fb78ccf56bd2cf0656b34f3b200ed2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-23T16:11:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf: 645876 bytes, checksum: 07fb78ccf56bd2cf0656b34f3b200ed2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Bruno Soares (bruno.soares@unir.br) on 2022-03-23T16:16:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf: 645876 bytes, checksum: 07fb78ccf56bd2cf0656b34f3b200ed2 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2022-03-23T16:17:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf: 645876 bytes, checksum: 07fb78ccf56bd2cf0656b34f3b200ed2 (MD5) Previous issue date: 2021 | en |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Indisciplina Escolar | pt_BR |
dc.subject | Anos Iniciais | pt_BR |
dc.subject | Periódico Qualis | pt_BR |
dc.title | Indisciplina escolar nos anos iniciais de Ensino Fundamental: Um olhar para publicações em periódicos científicos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Pedagogia (Trabalhos de Conclusão de Curso) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Inamaren__Perez_de_Santana.pdf | Trabalho de Conclusão de Curso | 630,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.